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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Haiduke, Ivonete Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Silvane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:57:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:57:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53780 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53780 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Prof(a). Mestre em Educação Dr(a). Ivonete Haiduke | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O Programa Bolsa Família tem como uma de suas metas o acesso de crianças, adolescentes e jovens ao direito da Educação. Uma de suas condicionalidades, que é a permanência destes na escola, orienta o público beneficiário que deve haver a manutenção dos filhos, matriculados em ensino regular, visto que este é acompanhado por meio da frequência escolar. Este estudo tem como objetivo analisar dados fornecidos pela Secretaria da Escola Municipal Carrossel, e ver se o programa está conseguindo atingir esta meta. Os alunos desta unidade escolar e que amparadas pelo programa BF estão realmente obtendo crescimento intelectual, ou estão indo para a escola apenas para ter presença e continuar recebendo o benefício. Muitos consideram que a inserção destas crianças no âmbito escolar pode estar ligada restritamente ao interesse pela manutenção do benefício, ou mesmo ao resgate de outros direitos que até então não estavam assegurados. Deste modo, é preciso que se tenha discernimento do que o Programa BF visa; e que o importante desta inserção social são as inúmeras formas de situações de vivencia que o ambiente escolar proporciona, além do resgate de sua visão e papel de cidadão, das perspectivas antes inexistentes ou conservadas na insegurança. Crê-se que por meio de pesquisa bibliográfica, e a coleta de dados realizados junto a secretaria desta Escola podem-se ser esclarecidas dúvidas e apresentadas situações de enfrentamento destas condições, mostrando a efetividade, ou não, do Programa no meio Educacional e Social. A ênfase da investigação centrou-se no Programa Bolsa Família como uma alternativa de inclusão e permanência na escola de alunos de classes menos favorecidas, tendo como fonte os dados fornecidos pela referida escola. Observa-se, no entanto que ainda é um número muito pequeno de crianças atendidas pelo Bolsa Família que conseguem superar as barreiras da pobreza e da desigualdade. Ainda há muito que se fazer para que se efetivem as metas estabelecidas pelo programa inicialmente, e que este passe a contribuído para a manutenção e aproveitamento dessas crianças nos bancos escolares. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (12 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exclusão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Frequência escolar | - |
Título: dc.title | Bolsa Família como uma estratégia de superação da desigualdade social | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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