O Programa Bolsa Família e a possibilidade de redução do abandono escolar de alunos matriculados no Colégio Estadual do Campo Aurea Aparecida Lopes - Inácio Martins (2016)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaziero, Stela Maris Britto-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorSenko, Sergio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:29:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:29:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53775-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53775-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof(a). Ms. Stela Maris Britto Maziero-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O Programa Bolsa Família tem demonstrado a realização bem sucedida no objetivo de diminuir a desigualdade social e combater a pobreza extrema. Nesse sentido, este artigo tem a pretensão de verificar a efetividade deste programa numa escola instalada na Zona Rural tratando-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, com levantamento de dados no Colégio Estadual do Campo Áurea Aparecida Lopes, dos alunos matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio dessa Instituição de Ensino por meio de análise documental de registros escolares e também a utilização de entrevistas semiestruturadas com pais dos alunos beneficiados. Apresentamos a introdução, fundamentação teórica com contexto do Programa Bolsa Família no município de Inácio Martins e ainda a análise dos resultados obtidos por meio da verificação de registros escolares. Em seguida a descrição da Escola e dos envolvidos na pesquisa. Para enfim, refletir sobre a contribuição do Programa Bolsa Família no combate do abandono escolar da referida Instituição de Ensino. Com este trabalho, percebeu-se que há muito a fazer para que a permanência na escola não seja apenas para o cumprimento de uma condicionalidade, mas, um motivo de aprendizagem para alunos matriculados e autonomia das famílias com o passar dos tempos e evidenciar algumas pistas que devem ser perseguidas para o aperfeiçoamento do Programa Bolsa Família. Constatou-se um avanço em relação a permanência dos estudantes na escola no ano de 2016 e ao mesmo tempo, a necessidade de esclarecer melhor os mesmos quanto as vantagens de uma aprendizagem significativa que permita uma autonomia cidadã e que torne desnecessária a participação em programas de complementação de renda.-
Formato: dc.format1 arquivo (13 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectProgramas de sustentaçao de renda-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectFrequência escolar-
Título: dc.titleO Programa Bolsa Família e a possibilidade de redução do abandono escolar de alunos matriculados no Colégio Estadual do Campo Aurea Aparecida Lopes - Inácio Martins (2016)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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