
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Maziero, Stela Maris Britto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Autor(es): dc.creator | Senko, Sergio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:29:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:29:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53775 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53775 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Prof(a). Ms. Stela Maris Britto Maziero | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O Programa Bolsa Família tem demonstrado a realização bem sucedida no objetivo de diminuir a desigualdade social e combater a pobreza extrema. Nesse sentido, este artigo tem a pretensão de verificar a efetividade deste programa numa escola instalada na Zona Rural tratando-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, com levantamento de dados no Colégio Estadual do Campo Áurea Aparecida Lopes, dos alunos matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio dessa Instituição de Ensino por meio de análise documental de registros escolares e também a utilização de entrevistas semiestruturadas com pais dos alunos beneficiados. Apresentamos a introdução, fundamentação teórica com contexto do Programa Bolsa Família no município de Inácio Martins e ainda a análise dos resultados obtidos por meio da verificação de registros escolares. Em seguida a descrição da Escola e dos envolvidos na pesquisa. Para enfim, refletir sobre a contribuição do Programa Bolsa Família no combate do abandono escolar da referida Instituição de Ensino. Com este trabalho, percebeu-se que há muito a fazer para que a permanência na escola não seja apenas para o cumprimento de uma condicionalidade, mas, um motivo de aprendizagem para alunos matriculados e autonomia das famílias com o passar dos tempos e evidenciar algumas pistas que devem ser perseguidas para o aperfeiçoamento do Programa Bolsa Família. Constatou-se um avanço em relação a permanência dos estudantes na escola no ano de 2016 e ao mesmo tempo, a necessidade de esclarecer melhor os mesmos quanto as vantagens de uma aprendizagem significativa que permita uma autonomia cidadã e que torne desnecessária a participação em programas de complementação de renda. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (13 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Frequência escolar | - |
| Título: dc.title | O Programa Bolsa Família e a possibilidade de redução do abandono escolar de alunos matriculados no Colégio Estadual do Campo Aurea Aparecida Lopes - Inácio Martins (2016) | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: