Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Jocilene Gordiano Lima Tomaz | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Kiatcoski, Sandra Maria Sirino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:33:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:33:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53774 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53774 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof.Me. Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O objetivo deste artigo é realizar uma reflexão acerca da pobreza e violência escolar, realizando um estudo de caso na Escola Estadual do Campo Jangada da Taborda. Proponho analisar as inter-relações da pobreza e da violência escolar que a partir da desigualdade se relacionam tanto nos aspectos sociais, pedagógicos e pessoais do sujeito que se encontra em situação de pobreza na Escola Estadual do Campo Jangada da Taborda, localizada no município de Cascavel - PR. Buscando, nesse contexto, analisar se o Projeto Político Pedagógico (PPP) dessa escola e se atende os desafios postos pela realidade e as orientações e normas vigentes sobre a temática contidas no ECA. Dessa forma os objetivos específicos deste artigo, são: apresentar sucintamente o histórico da escola da qual o estudo de caso ocorre, proporcionar uma reflexão acerca das causas da pobreza e a forma como elas impulsionam a violência no Âmbito escolar, ademais realizar uma breve análise sobre o programa Bolsa família, e famílias acolhedoras, pontuando sua relação com a postura dos alunos, bem como pontuar a forma como o Projeto Político Pedagógico da Escola tem contemplado tais questões. Considerando que apesar de toda essa problemática o PPP da escola traz em sua redação apenas uma menção acerca da pobreza de forma bastante sucinta não contemplando as dificuldades que a escola enfrenta devido a essa condição, no entanto os professores apresentam consciência a respeito do assunto e buscam implementar propostas e medidas de combate a essa problemática. Com o registro de casos de famílias da comunidade que atuam enquanto famílias acolhedoras, observou-se que o ingresso dessas crianças na escola contribuiu para o acréscimo de incidentes violentos, sendo necessário ressaltar que essas crianças se encontram nessa condição em razão de vivenciarem uma realidade familiar desestruturada e muitas vezes se expressando através da violência por não saberem como externalizar o sofrimento. Necessitando do olhar direcionado a escola, seus sujeitos, suas complexidades e rotinas, fazer as indagações sobre suas condições concretas, sua história, seu entorno e sua organização interna, buscando novas possibilidades sobre currículo. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (26 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violencia escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
Título: dc.title | Pobreza e violência escolar : suas interrelações em estudo de caso na Escola Estadual do Campo Jangada da Taborda | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: