As práticas pedagógicas, e a relação entre currículo e pobreza em uma escola municipal de Telêmaco Borba-PR

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Autor(es): dc.contributorFrança, Mônica de, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorSantos, Sandra Mara dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:54:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:54:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53773-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53773-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof(a). Ma Monica de França-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo tem como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas da disciplina de Língua Portuguesa em classes de alfabetização, e as suas contribuições para reforçar ou não as desigualdades sociais da escola Pública. Iniciaremos pela concepção de sociedade com foco na visão de Bourdieu (1975) sobre a escola e a sociedade, que traz a escola como lugar que ignora as diferenças socioculturais privilegiando em sua prática as manifestações das classes dominantes. Algumas considerações sobre o currículo segundo Miguel Arroyo (2013), não considera a questão da pobreza como relevante, e é nesta percepção que foi analisada a ótica da equipe pedagógica desta escola em especial. No decorrer deste trabalho procurou compreender como ocorre o processo de alfabetização e letramento, na perspectiva de diferentes autores, e suas contribuições a cerca desta temática, são eles Magda Soares (2004) e Emília Ferreiro, (1991). Lev Vygotsky, (1998), que nos traz reflexões sobre o desenvolvimento da criança como sujeito do processo ensino aprendizagem. A metodologia utilizada foi análise de conteúdo segundo Bardin (2009). As categorias analisadas foram organização do conteúdo, metodologia aplicada, concepção de aprendizagem e avaliação. Nas considerações finais constatamos que as atividades desenvolvidas pelo corpo docente da escola em foco são fragmentadas e descontínuas priorizando o processamento ortográfico, sem reflexão sobre o valor sonoro. Portanto, não atendem as expectativas da proposta pedagógica da rede Municipal de Educação, que tem como pressuposto teórico, a Pedagogia Histórico cultural, que assenta como direito o acesso ao que há de mais elaborado culturalmente pela humanidade.-
Formato: dc.format1 arquivo (24 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas publicas-
Título: dc.titleAs práticas pedagógicas, e a relação entre currículo e pobreza em uma escola municipal de Telêmaco Borba-PR-
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