
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | França, Mônica de, 1973- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Sandra Mara dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:54:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:54:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53773 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53773 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Prof(a). Ma Monica de França | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo tem como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas da disciplina de Língua Portuguesa em classes de alfabetização, e as suas contribuições para reforçar ou não as desigualdades sociais da escola Pública. Iniciaremos pela concepção de sociedade com foco na visão de Bourdieu (1975) sobre a escola e a sociedade, que traz a escola como lugar que ignora as diferenças socioculturais privilegiando em sua prática as manifestações das classes dominantes. Algumas considerações sobre o currículo segundo Miguel Arroyo (2013), não considera a questão da pobreza como relevante, e é nesta percepção que foi analisada a ótica da equipe pedagógica desta escola em especial. No decorrer deste trabalho procurou compreender como ocorre o processo de alfabetização e letramento, na perspectiva de diferentes autores, e suas contribuições a cerca desta temática, são eles Magda Soares (2004) e Emília Ferreiro, (1991). Lev Vygotsky, (1998), que nos traz reflexões sobre o desenvolvimento da criança como sujeito do processo ensino aprendizagem. A metodologia utilizada foi análise de conteúdo segundo Bardin (2009). As categorias analisadas foram organização do conteúdo, metodologia aplicada, concepção de aprendizagem e avaliação. Nas considerações finais constatamos que as atividades desenvolvidas pelo corpo docente da escola em foco são fragmentadas e descontínuas priorizando o processamento ortográfico, sem reflexão sobre o valor sonoro. Portanto, não atendem as expectativas da proposta pedagógica da rede Municipal de Educação, que tem como pressuposto teórico, a Pedagogia Histórico cultural, que assenta como direito o acesso ao que há de mais elaborado culturalmente pela humanidade. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (24 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pratica de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas | - |
| Título: dc.title | As práticas pedagógicas, e a relação entre currículo e pobreza em uma escola municipal de Telêmaco Borba-PR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: