Evasão escolar no município de Cascavel, atravessamentos e diálogos sobre pobreza e desigualdade social

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraujo, Reinaldo Kovalski de, 1986--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorRosiani, Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:09:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:09:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53771-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53771-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Me. Reinaldo Kovalski de Araujo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A Evasão Escolar acontece em todos os níveis da educação brasileira, e jamais podemos deixar de levar em conta a realidade social que é produzida historicamente pelos estudantes, no todo social, político e cultural. O presente trabalho buscou levantar questões sobre pobreza e desigualdade social contidos nos discursos de evasão escolar, a partir de entrevistas realizadas com gestores e gestoras do "Programa de Prevenção e Combate à Evasão Escolar" do município de Cascavel/PR nos anos inicia. Foram ouvidos nessa pesquisa 2 (dois) gestores (a) do projeto. Os principais resultados da pesquisa apontam para a confirmação de que ainda em média, 45% da Evasão Escolar do município são causadas pelas condições socioeconômicas das famílias e os outros 55% vem a ser por outros motivos distintos como separação dos pais, viagens, trabalho, etc. Também presente na pesquisa foi o fato que o Programa de Prevenção e Combate a Evasão Escolar só conseguirá cumprir com seus objetivos se as instituições como Cemeis e escola fizerem os encaminhamentos dos casos de Evasão de forma correta, o que nem sempre ocorre, dificultando dessa forma a captura, de documentação e catalogação de dados sobre os motivos da evasão. A pesquisa também constatou que estudantes beneficiários de bolsa família e de outros programas assistenciais possuem um índice de evasão escolar menor se comparado aos demais evadidos.-
Formato: dc.format1 arquivo (14 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPobreza-
Palavras-chave: dc.subjectExclusão social-
Título: dc.titleEvasão escolar no município de Cascavel, atravessamentos e diálogos sobre pobreza e desigualdade social-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.