
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Maziero, Stela Maris Britto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Rosenilda de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:44:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:44:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53770 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53770 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Prof(a) Ms. Stela Maris Britto Maziero | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo trata da deficiência intelectual caracterizada pelo funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, com manifestações antes dos dezoito anos associado a duas ou mais áreas da conduta adaptativa ou da capacidade do indivíduo responder adequadamente as demandas da sociedade, analisando dados de registros de alunos matriculados na Sala de Recursos Multifuncional (SRM), no município de Guarapuava. O estudo se pautou na pesquisa bibliográfica relacionada ao tema pesquisado, análise documental utilizando como fonte de dados os registros de aprendizagem e entrevistas semi-estruturadas com as famílias dos alunos em tela. Ressalta-se a importância do espaço escolar para desenvolver as habilidades necessárias para o convívio em sociedade sendo respeitado e tendo as mesmas oportunidades que os demais cidadãos. Essa pesquisa visa colaborar com os estudos na área da educação especial especificamente no campo da deficiência intelectual e pesquisar sobre as possíveis causas e sua relação com a pobreza. O artigo está estruturado pela introdução, seguida da revisão bibliográfica que traz autores como Gonçales (2003) e (Engle & Black, 2008) na discussão sobre deficiência intelectual e sua relação com a pobreza e a desigualdade social; Lourenço (2013) que aborda as fases em que a deficiência intelectual pode ocorrer; Ainda na Revisão Bibliográfica, Werner (1967), LIppman (1994), Anthony (1984) apresentam discussões que contribuem para o levantamento histórico sobre a deficiência intelectual e suas causas. Os dados obtidos no presente estudo indicam a importância de análises das condições socioeconômicas em crianças com deficiência intelectual. Observou se, ainda, que a atuação da família em conjunto com a escola oportuniza possibilidades de avanços para essas crianças, mesmo que em padrões diferenciados das crianças ditas normais. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (18 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Incapacidade intelectual | - |
| Título: dc.title | Contexto de pobreza e sua relação com a deficiência intelectual de crianças e adolescentes de 10 a 15 anos do município de Guarapuava | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: