
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, João Paulo de Souza da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Autor(es): dc.creator | Ducat, Roseli | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:48:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:48:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53768 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53768 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : João Paulo de Souza da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O artigo apresenta as relações entre o fracasso escolar de alunos oriundos de camadas populares, as representações traçadas por seus professores e o desinteresse familiar. Compreende-se que as condições materiais dos alunos são fator fundamental no sucesso ou insucesso escolar, todavia, não é o único fator. Os alunos ao vivenciarem relações positivas, tendem a se sentir mais confortáveis e seguros face às relações escolares e aos conhecimentos do mundo escolar, ao passo que relações negativas podem contribuir para o desenvolvimento de atitudes de rejeição em relação à escola, acarretando assim uma desvalorização pessoal e baixo rendimento relacionado à aprendizagem cognitiva, social ou emocional. De acordo com o exposto, as representações desenvolvidas pelos estudantes ao longo de suas trajetórias escolares podem vir a interferir em seu processo de aprendizagem. Deste modo, compreende-se que esse movimento de formação de representações seja relevante para o processo de ensino e aprendizagem. O trabalho tem caráter bibliográfico e empregou também documentação acerca da condição escolar de estudantes. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (13 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fracasso escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exclusão social | - |
| Título: dc.title | Relação entre o fracasso escolar dos alunos de baixa renda e o seu cotidiano escolar e familiar | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: