O currículo do curso de pedagogia e a pobreza : um estudo bibliográfico

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Autor(es): dc.contributorMeira, Leticia Mara de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorFontana, Romilda Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:52:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:52:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53765-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53765-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Leticia Mara de Meira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo propõe reflexões sobre como a Instituição de Ensino Superior aborda o tema pobreza no currículo do Curso de Pedagogia, enquanto espaço e elemento de formação pedagógica. A pedagogia é definida como a ciência da educação, ou seja, campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, nas diversas práticas educativas que se realizam na sociedade. Aprofunda questões ligadas à relação entre educação e sociedade e as implicações políticas ligadas à pobreza na implementação do currículo, numa perspectiva de contextualização, a partir da realidade atual. A partir da pesquisa bibliográfica foi possível detectar nas instituições de ensino superior: Universidade do Estado da Bahia, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Santa Catarina a invisibilidade da pobreza nos projetos políticos pedagógicos. Realizar o estudo de outros estudos nos remete a metapesquisa como alternativa metodológica. Neste estudo utilizou-se autores como Pereira, Limonta, Freitas e Scheibe. Incorporar a reflexão sobre a pobreza no currículo do Curso de Pedagogia possibilita identificar experiências e práticas, bem como incorporar saberes e vivências da pobreza na formação destes profissionais.-
Formato: dc.format19 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Palavras-chave: dc.subjectPobreza-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO currículo do curso de pedagogia e a pobreza : um estudo bibliográfico-
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