Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Falavinha, Karina, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Palaro, Ricardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:07:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:07:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53761 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53761 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profa, Ms. Karina Falavinha | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A conjuntura político-econômica que se desenha atualmente nos remete a uma reflexão sobre a relação escola pública e pobreza a partir da inserção do estudante pobre pelo programa Bolsa Família. Nessa direção, este artigo discute tal relação fundamentando-se na contribuição de teóricos como Arroyo (2013), Gentili (2009) e Libâneo (2016). Pode-se considerar que o Programa Bolsa Família possibilitou a inserção do estudante pobre até os bancos escolares. Essa dinâmica incita uma compreensão diferente de perceber este estudante, sobretudo enquanto possuidor de direitos e agente de transformação social. Assim, o objetivo deste artigo é discutir a relação escola, pobreza e estudante a partir de revisão bibliográfica e observação de uma escola do Município de Pato Branco bem como da análise do número de matrículas de estudantes beneficiários na referida escola. Compreende-se que, efetivamente há um número significativo de estudantes do programa que frequentam a escola, o que tende a modificação da relação escola e pobreza. Preliminarmente os dados da pesquisa apontam que, estes, que outrora eram excluídos da escola, agora se percebem excluídos do curriculum e do processo de ensino-aprendizagem e nem respeitado nas suas individualidades socioculturais. Isso significa que a escola pública não consegue se aproximar do estudante pobre. Com isso, o estudante pobre se afasta da escola que tanto almejou, pois percebe a opressão. Não obstante, o aluno ao invés de se sentir acolhido e incluso, começa a perceber as contradições do capital e com isso vê a possibilidade de resistir e superá-lo. | - |
Formato: dc.format | 1 farquivo (23 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Título: dc.title | Escola pública e pobreza : a inserção do estudante pelo Programa Bolsa Família | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: