Escola pública e pobreza : a inserção do estudante pelo Programa Bolsa Família

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Autor(es): dc.contributorFalavinha, Karina, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorPalaro, Ricardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:07:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:07:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53761-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53761-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profa, Ms. Karina Falavinha-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A conjuntura político-econômica que se desenha atualmente nos remete a uma reflexão sobre a relação escola pública e pobreza a partir da inserção do estudante pobre pelo programa Bolsa Família. Nessa direção, este artigo discute tal relação fundamentando-se na contribuição de teóricos como Arroyo (2013), Gentili (2009) e Libâneo (2016). Pode-se considerar que o Programa Bolsa Família possibilitou a inserção do estudante pobre até os bancos escolares. Essa dinâmica incita uma compreensão diferente de perceber este estudante, sobretudo enquanto possuidor de direitos e agente de transformação social. Assim, o objetivo deste artigo é discutir a relação escola, pobreza e estudante a partir de revisão bibliográfica e observação de uma escola do Município de Pato Branco bem como da análise do número de matrículas de estudantes beneficiários na referida escola. Compreende-se que, efetivamente há um número significativo de estudantes do programa que frequentam a escola, o que tende a modificação da relação escola e pobreza. Preliminarmente os dados da pesquisa apontam que, estes, que outrora eram excluídos da escola, agora se percebem excluídos do curriculum e do processo de ensino-aprendizagem e nem respeitado nas suas individualidades socioculturais. Isso significa que a escola pública não consegue se aproximar do estudante pobre. Com isso, o estudante pobre se afasta da escola que tanto almejou, pois percebe a opressão. Não obstante, o aluno ao invés de se sentir acolhido e incluso, começa a perceber as contradições do capital e com isso vê a possibilidade de resistir e superá-lo.-
Formato: dc.format1 farquivo (23 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPobreza-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de sustentaçao de renda-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Título: dc.titleEscola pública e pobreza : a inserção do estudante pelo Programa Bolsa Família-
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