A vulnerabilidade social no contexto da comunidade e a Escola Municipal Dezidério José Correia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFrança, Mônica de, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorCarneiro, Osicléia Marcolino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:03:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:03:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53760-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53760-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof. Ma. Mônica de França-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo busca analisar as relações da Escola Municipal Dezidério José Correia e a Vila Humaitá, localizada no município de Arapoti - PR, contextualizando a integração da escola e comunidade, tendo em vista alguns aspectos sobre a reprodução e resistência da pobreza. Preconizou-se analisar a realidade escolar e sua comunidade altamente vulnerável, com intuito de compreender a influência no processo da reprodução e resistência a pobreza. A revisão de literatura se deu a partir do estudo em diferentes bases de pesquisa física e pela internet. Os principais autores utilizados nessa publicação foram: Paulo Freire (1980), Miguel Arroyo (2010) e Pierre Bourdieu (1999). A metodologia escolhida foi a pesquisa exploratória o estudo de caso. O método de recolha de dados foi o questionário com doze perguntas enfocando as características profissionais e educacionais dos pedagogos da escola, sua visão de seus discentes, do território e da influência que a educação possui no desenvolvimento local resultando num estudo de caso. Aplicou-se o questionário a dez pedagogos. Percebe-se que a instituição de ensino analisada está arraigada na cultura local e que se apresenta como o cerne para a organização social, no entanto, ainda são necessários programas educacionais que oportunizem maior interatividade, ações que incentivem o protagonismo das famílias no apoio ao desenvolvimento dos alunos, num processo inclusivo e construtivo. Conclui-se que a escola possui a atuação de seu corpo docente aplicado na prática pedagógica de forma de reforçar a reprodução das desigualdades a criar resistência à situação de pobreza, no entanto, são necessárias práticas que rompam com o assistencialismo e o paternalismo, maior trabalho em rede e o incentivo governamental, abrindo ainda mais a escola à sua comunidade, fomentando políticas públicas tanto no âmbito educacional, socioeconômico, cultural e ambiental.-
Formato: dc.format1 arquivo (24 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade e escola-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Título: dc.titleA vulnerabilidade social no contexto da comunidade e a Escola Municipal Dezidério José Correia-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.