
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | França, Mônica de, 1973- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Autor(es): dc.creator | Carneiro, Osicléia Marcolino | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:03:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:03:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53760 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53760 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Prof. Ma. Mônica de França | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo busca analisar as relações da Escola Municipal Dezidério José Correia e a Vila Humaitá, localizada no município de Arapoti - PR, contextualizando a integração da escola e comunidade, tendo em vista alguns aspectos sobre a reprodução e resistência da pobreza. Preconizou-se analisar a realidade escolar e sua comunidade altamente vulnerável, com intuito de compreender a influência no processo da reprodução e resistência a pobreza. A revisão de literatura se deu a partir do estudo em diferentes bases de pesquisa física e pela internet. Os principais autores utilizados nessa publicação foram: Paulo Freire (1980), Miguel Arroyo (2010) e Pierre Bourdieu (1999). A metodologia escolhida foi a pesquisa exploratória o estudo de caso. O método de recolha de dados foi o questionário com doze perguntas enfocando as características profissionais e educacionais dos pedagogos da escola, sua visão de seus discentes, do território e da influência que a educação possui no desenvolvimento local resultando num estudo de caso. Aplicou-se o questionário a dez pedagogos. Percebe-se que a instituição de ensino analisada está arraigada na cultura local e que se apresenta como o cerne para a organização social, no entanto, ainda são necessários programas educacionais que oportunizem maior interatividade, ações que incentivem o protagonismo das famílias no apoio ao desenvolvimento dos alunos, num processo inclusivo e construtivo. Conclui-se que a escola possui a atuação de seu corpo docente aplicado na prática pedagógica de forma de reforçar a reprodução das desigualdades a criar resistência à situação de pobreza, no entanto, são necessárias práticas que rompam com o assistencialismo e o paternalismo, maior trabalho em rede e o incentivo governamental, abrindo ainda mais a escola à sua comunidade, fomentando políticas públicas tanto no âmbito educacional, socioeconômico, cultural e ambiental. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (24 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunidade e escola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
| Título: dc.title | A vulnerabilidade social no contexto da comunidade e a Escola Municipal Dezidério José Correia | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: