O Programa Bolsa Família e a compreensão dos docentes da Escola Municipal 31 de Março em Telêmaco Borba/PR

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Autor(es): dc.contributorBraga, Ramon de Oliveira Bieco-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Olga Maria de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:50:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:50:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53759-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53759-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Msc. Ramon de Oliveira Bieco Braga-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Salienta-se que diversas pessoas se apresentam em situação de pobreza ou de extrema pobreza, contemplando uma parcela da população que sofre com as desigualdades sociais. Diante o exposto, foi criado o Programa Bolsa Família que objetiva mudar a realidade social dessa população e possibilita caminhos alternativos para a melhoria de vida da mesma. Assim sendo, esse programa, que consiste em uma transferência de renda do governo federal para os beneficiários, vem de encontro com a necessidade de muitos cidadãos. Portanto, é de suma importância a compreensão dessa realidade visto que, a observação cotidiana dos diálogos entre os docentes da Escola Municipal 31 de Março, em Telêmaco Borba/PR, é que despertou a necessidade de se analisar o que pensam os docentes sobre o Programa Bolsa Família. A pesquisa teve como objetivo compreender como os professores concebem o Programa Bolsa Família, tendo em vista que os mesmos são constituídos em um grupo de vinte e três pessoas e cada qual tem uma singular percepção. Com base na aplicação de um questionário semiestruturado, buscou-se quantificar de forma dedutiva as respostas. Concluiu-se que os docentes entrevistados possuem preconceitos quanto à eficiência do Programa e assinala-se que os mesmos necessitam de formação continuada para que possam reconhecer e identificar o verdadeiro papel do Programa Bolsa Família, isto é, como foi criado dando ênfase na aquisição de conhecimento para esclarecer se o aluno tem direito a esse programa e como o mesmo não pode usá-lo da maneira que lhe convêm, ou seja, só porque ele foi classificado como pobre não tem o direito de adquirir produtos de sua necessidade. Nesse contexto, sugere-se que futuramente, a formação continuada se realize por meio de um Grupo de Estudos, realizado bimestralmente na instituição de ensino, ministrada por pessoas que conhecem o Programa.-
Formato: dc.format1 arquivo (16 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de sustentaçao de renda-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas publicas-
Palavras-chave: dc.subjectPobreza-
Título: dc.titleO Programa Bolsa Família e a compreensão dos docentes da Escola Municipal 31 de Março em Telêmaco Borba/PR-
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