Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soczek, Marcia Barbosa, 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Odair Souza de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:46:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:46:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53758 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53758 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Prof.(a). Márcia Barbosa Soczek | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho pretende avaliar se a questão da pobreza, e suas condições de permanência e reprodução, estão presentes nos documentos oficiais do Curso Técnico em Agroecologia, em especial o Projeto Político Pedagógico (PPP) e Plano de Curso do Centro Estadual de Educação Profissional Getúlio Vargas (CEEPAGV) e se a Pedagogia da Alternância, que é uma característica diferencial deste curso, pode servir como ferramenta de combate ás condições de pobreza e a permanência da (o) educanda (o) nesta situação. A metodologia utilizada nesta pesquisa é a qualitativa e para isto foi utilizado o estudo documental e bibliográfico. Assim como nos currículos, é gritante a ausência do debate sobre pobreza nos Projetos Políticos Pedagógicos e Planos de Curso, principalmente nos cursos técnicos voltados a formação de jovens agricultoras (es). O grande desafio é problematizar essas discussões no âmbito da prática escolar, tanto em sala de aula, como na confecção dos documentos acima relacionados. Apesar do Curso Técnico em Agroecologia deixar claro, principalmente em seu Plano de Curso, que a Pedagogia da Alternância possa propiciar a (o) educanda (o) possibilidades de desenvolver seus projetos, esses documentos não explicitam como essa metodologia de ensino e essa tecnologia de produção de alimentos podem ser uma ferramenta de combate à situação de pobreza. Portanto, é possível refletir sobre a necessidade da revisão do Projeto Político Pedagógico e colocar as (os) educandas (os) e as possibilidades de enfrentamento das condições de pobreza no centro da construção deste importante documento da escola. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (12 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecologia agrícola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
Título: dc.title | Pedagogia da Alternância e Agroecologia : ferramentas para o enfrentamento da pobreza na educação de jovens agricultores (as)? | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: