
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bellardo, Waldirene Sawozuk, 1974- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Autor(es): dc.creator | Gassner, Noili Fortescki | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:33:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:33:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53757 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53757 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Professora Dr.ª Waldirene Sawozuk Bellardo | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo expõe as considerações decorrente de uma pesquisa que teve como objetivo investigar os efeitos da ampliação da jornada escolar no rendimento médio de estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF). A pesquisa foi realizada em duas escolas do município de Piên/PR, a partir das quais construiu-se um banco de dados referente ao desempenho escolar dos alunos dos 4 os anos do ensino fundamental, no ano letivo de 2015. Os dados do desempenho escolar dos estudantes foram obtidos junto à Secretaria de Educação através dos Sistemas Sere e Presença. O tratamento dos dados, sua análise e organização em gráficos permitiu inferir que os beneficiários do PBF que frequentaram o Programa Mais Educação (ampliando o tempo de sua jornada escolar) obtiveram um rendimento superior em comparação aos demais estudantes beneficiários que não frequentaram o Mais Educação. Destarte, o estudo demonstrou que o tempo de permanência dessas crianças na escola é uma variável importante na melhoria do desempenho escolar, constituindo-se em política necessária à materialização do direito à educação no que concerne à sua qualidade. Por fim, cabe destacar que o aporte teórico utilizado na análise dos dados coletados teve como principal referencial os materiais do curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, além de autores como YANNOULAS (2013), VIÑAO FRAGO (1998), LEITE (2015), DUARTE (2013). | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (20 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação integral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exclusão social | - |
| Título: dc.title | Educação integral e vulnerabilidade social : caminhos para a materialização do direito à educação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: