Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Juliana Pereira Franco de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Nilce Aparecida dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:35:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:35:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53756 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53756 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª. Ma. Juliana Pereira Franco de Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo tem a finalidade de relatar como se dá o acesso e a garantia de direitos da pessoa em situação de pobreza com deficiência intelectual na cidade de Candói estado do Paraná, especificamente dos alunos matriculados numa escola de educação básica, modalidade especial, mantida pela APAE. O objetivo de pesquisar essa questão é o de entender as dificuldades pelas quais as famílias passam na luta cotidiana por seus direitos. Para tanto, buscamos com a assistente social da instituição os dados sobre a situação socioeconômica e os benefícios sociais acessados por essas famílias. Os resultados revelam que a exclusão social da pessoa com deficiência intelectual em situação de pobreza existe e que essas pessoas são as que mais sofrem as consequências da discriminação e do preconceito. As políticas públicas existentes nem sempre satisfazem as necessidades dessas pessoas e de seus familiares. Fica evidente a situação de vulnerabilidade social vivida por eles, os quais, sofrem a violação dos seus direitos humanos, pelo mais básico deles: o direito à vida, direito primordial de qualquer ser humano, previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Essa situação interfere no papel que eles ocupam na sociedade. O cidadão deficiente intelectual e pobre enfrenta muitas barreiras atitudinais tais como: o preconceito, a discriminação e a exclusão. Essas pessoas se deparam com inúmeras dificuldades para garantir seu espaço na sociedade e alcançar uma atuação cidadã e autônoma e quando esse problema se associa a pobreza, essas dificuldades se acentuam. Para este estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica na obra de Saviani (2013), Libâneo (2012), Carvalho (1999), Kassar (2012) dentre outros e uma busca sobre as leis que versam sobre os direitos da pessoa com deficiência. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (20 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência Intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
Título: dc.title | Considerações sobre educação e cidadania das pessoas deficientes intelectuais em situação de pobreza | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: