
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Cesar Augusto Cruz da, 1988- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Autor(es): dc.creator | Weber, Mary Elene | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:19:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:19:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53751 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53751 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Me. Cesar Augusto Cruz da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo deste artigo é compreender como a escola, sendo um agente formador de cidadania e consequentemente estimulador de conhecimentos de direitos, estabelece a relação dos currículos escolares com direitos humanos, assim como a compreensão desses direitos por parte dos professores. Também se busca maior entendimento da relação entre o cotidiano escolar e a vida de seus alunos fora dela, se são considerados fatores sociais como pobreza, desigualdade, descriminação racial e de gênero nas discussões em sala de aula, e de que forma isso ocorre. Em termos metodológicos, realizou-se pesquisa in loco em duas escolas do município de Cascavel - PR, onde foram coletadas informações importantes que estão organizadas em tabelas no campo dos resultados. Através da pesquisa realizada foi possível compreender que a escola é um local que acolhe alunos com diversos anseios, não somente pela necessidade de adquirir conhecimento, mas se configura como um espaço de cuidado com demandas trazidas pelos seus alunos, pois suas vulnerabilidades refletem no processo de aprendizagem, assim como no relacionamento escolar. O processo de efetivação dos Direitos Humanos no espaço escolar vai além do entendimento do assunto por parte dos professores, diz respeito ao trabalho conjunto com a rede de proteção e com o trabalho de formação de senso crítico desde a primeira infância. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (20 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curriculos - Aspectos sociais | - |
| Título: dc.title | A escola como um espaço de efetivação dos direitos humanos : uma averiguação in loco | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: