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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Rosemeri Terezinha Ferreira da Rocha | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Autor(es): dc.creator | Carboni, Martha Daniela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:10:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:10:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53750 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53750 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Prof.ª Ms. Rosemeri T. F. da R. Rodrigues | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo analisa o Programa Bolsa Família (PBF) e seus impactos e limitações verificados na área da Educação. Esse Programa de transferência de renda foi responsável pela retirada de milhões de pessoas da situação de extrema pobreza e ainda é considerado uma das principais frentes de apoio à frequência dos estudantes brasileiros que vivem em situação de pobreza. A metodologia de pesquisa utilizada foi a análise documental e revisão de bibliografia a partir de levantamento de pesquisas que trabalharam de forma conjunta os temas da Educação e o PBF publicados no período que compreende os anos de 2010 a 2016. Os resultados apresentados nesse artigo sistematizam e apresentam contribuições de diversos autores que se posicionam quanto aos impactos e limitações do PBF na área da Educação. A concentração dos debates manifesta centralidade na frequência escolar como condicionalidade do Programa e ressalta impactos positivos e também as limitações manifestadas na Educação. Foi possível também constatar através da revisão bibliográfica, que há consenso de que o Programa tem estimulado e contribuído consideravelmente para a redução dos índices de pobreza e extrema pobreza nos últimos dez anos. Percebeu-se também elevação nas matrículas e frequência à escola, diminuição nas taxas de evasão escolar e progressiva adequação da idade/série dos estudantes. A maioria dos autores descreve que apesar do PBF ter alcançado os seus objetivos como aliviar de imediato a pobreza e extrema pobreza, incentivar e manter as crianças e adolescentes no âmbito escolar, diminuir os índices de analfabetismo - necessita ainda de aprimoramentos. As sugestões de melhorias que podem implicar em avanços na escolarização dos alunos usuários do PBF incluem que os espaços escolares desenvolvam currículos formais e não formais que são estabelecidos nas relações sociais e histórico-culturais, pois dessa forma caberá a inclusão da temática da pobreza nos currículos para que o conhecimento sobre esse fenómeno multidimensional esteja presente nas formações, nos materiais didáticos e encaminhamentos metodológicos que ocorrem em sala de aula. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (30 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Impactos do Programa Bolsa Família na educação : uma revisão de literatura de 2010 a 2016 | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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