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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Grochoska, Marcia Andreia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Marta Betanes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:15:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:15:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53749 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53749 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª. Dra. Marcia Grochoska | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo tem como objetivo discutir se o currículo escolar promove possibilidades de inserção do debate e da reflexão sobre a pobreza na prática diária dos professores em sala de aula a partir da visão dos mesmos. As relações entre educação em geral e pobreza são relativamente bem conhecidas, entretanto esta pobreza não é discutida no interior da escola pública, quer seja na elaboração do projeto político pedagógico, quer seja na organização da proposta pedagógica curricular e na elaboração do plano de trabalho docente. Para realizar esta reflexão foram ouvidos 35 professores que através de um questionário refletiram sobre o que é a pobreza, se os currículos reconhecem que a pobreza existe, se é possível incorporar em suas disciplinas uma reflexão sobre a pobreza e como os conteúdos curriculares das disciplinas tratam da pobreza. Os dados demonstram que embora os professores conceituem com precisão a pobreza, reconhecem que ela não está configurada nos currículos. Faltam-lhes elementos teóricos e práticos para aproximá la dos conteúdos previstos nas suas propostas pedagógicas curriculares. A pobreza é uma face oculta do currículo e ele não se efetivará enquanto não se avançar na construção de currículos que traduzam as diferenças sociais e econômicas dos sujeitos. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (24 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Título: dc.title | A face oculta da pobreza no currículo escolar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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