Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Fabiana Thomé da | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Ribas, Rubia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:21:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:21:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53737 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53737 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Ma. Fabiana Thomé da Cruz | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo visa refletir sobre as atribuições inerentes a função da direção da escola, na rede de educação pública do estado do Paraná. A ideia é destacar os instrumentos existentes a disposição da gestão para que a comunidade escolar, de posse desses conhecimentos, possa se integrar de forma qualificada e democrática à gestão escolar. Foi realizado um estudo aprofundado de bibliografia sobre a temática e de material disponibilizado por ocasião de curso de gestores ofertado pela Secretaria de Estado de Educação. O trabalho foi pensado no intuito de estabelecer uma reflexão sobre o sistema educacional brasileiro, a história da educação e as mudanças que ocorreram ao longo dos anos. Percebeu-se que as relações estabelecidas em cada década e a forma de gestão desenvolvida, durante anos, demonstram que por longo tempo a democracia permaneceu apenas no imaginário de idealistas e, na prática, o que se observava eram relações de poder e autoridade. Buscouse na literatura a síntese dos estudos realizados sobre tecnologias na educação, legislação educacional, recursos financeiros e pedagógicos, entre outros, na perspectiva que destaca a importância do gestor conhecer e utilizar no cotidiano escolar estes recursos. Os estudos revelam a evolução dos princípios relacionados à gestão democrática. A legislação e normatização que vem se implantando no sistema educacional visa efetivar uma ação pautada no posicionamento do gestor como mediador, por meio da prática de ações voltadas a organização e manutenção financeira, pedagógica e dos recursos humanos presentes na escola. Apesar da autonomia das escolas ser restrita, a existência de instâncias colegiadas e de eleições para diretores indica a busca permanente por estratégias coletivas que propiciem melhoria na qualidade de ensino e na gestão dos recursos destinados a educação. | - |
Formato: dc.format | 24 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Organização e administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas | - |
Título: dc.title | A gestão democrática como paradigma da educação brasileira na atualidade | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: