
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Carissimi, Aline Chalus Vernick | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Autor(es): dc.creator | Lara, Maria Irenice de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:37:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:37:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53736 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53736 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Prof(a). Dr(a). Aline Chalus Vernick Carissimi | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A evasão escolar, bem como a baixa frequência dos educandos à escola, ocorrem na maioria das vezes por decorrência do desemprego, violência, discriminação, preconceito e a baixa auto-estima dos indivíduos. Desta maneira consideramos importante verificar quais seriam os motivos da baixa frequência escolar dos estudantes do ensino fundamental, e diante disso optamos por investigar quais os motivos que levam alguns alunos do 3° Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Samuel Klabin de Telêmaco Borba - PR a terem baixa freqüência escolar. Optou-se por pesquisa qualitativa a partir de estudo de caso sobre a baixa frequência dos estudantes articulando estudos sobre a Proposta Pedagógica (PP) da instituição, especialmente coletando informações sobre a comunidade escolar e sua clientela e também a partir das experiências vivenciadas na Secretaria Municipal de Educação no setor Centro Municipal de Apoio Especializado (CEMAE) no qual ora autora desta pesquisa atua como Assistente Social, a qual realiza recorrentes diligências às famílias dos estudantes da escola com baixa frequência. Na revisão de literatura trabalhou-se os conceitos de direito à educação, o Estado na garantia dos direitos e a qualidade na educação a partir de estudos dos autores Bissoli (2010), Libâneo (1984), Queiroz (2011), Arroyo (1997), Tapia e Fita (2003) Cury (2002), Oliveira (2000), Horta (1996), Bobbio (1992) e Portela e Araújo (2005); a Legislação Brasileira a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 e a Constituição Federal (CF) de 1988. Concluiu-se que a falta de interesse da comunidade, bem como desigualdades econômicas, sociais e culturais afetam a frequência escolar dos estudantes. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (16 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Direito à educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Frequência escolar | - |
| Título: dc.title | Motivos da baixa frequência do 3º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Samuel Klabin de Telêmaco Borba-PR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: