Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bueno, Rosa Elena | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Mariá do Carmo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:33:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:33:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53734 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53734 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Prof Rosa Elena Bueno | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Os estudos aqui apresentados são frutos do curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, bem como da minha experiência na área de serviço social. As experiências vivenciadas no processo de formação dos profissionais do serviço social levou á necessidade de propor um aprofundamento nas reflexões a respeito do papel do assistente social junto ao conselho tutelar na garantia da permanência dos estudantes na educação. O método de pesquisa utilizada poder ser considerada uma observação participante em um Conselho Tutelar em um município do Estado do Paraná. Realizou-se pesquisa bibliográfica em banco de teses da CAPES, de Universidades Federais e artigos de periódicos. Para fundamentação teórica, utilizou-se o Estatuto da Criança e do Adolescente /1990, a Constituição Federal /1988. Das conclusões, é importante frisar a necessidade da família, da escola, do conselho tutelar e demais membros da rede de proteção atuar em conjunto para que a garantia do direito á educação não só o acesso, mas á permanência sejam de fato concretizadas | - |
Formato: dc.format | 27 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Título: dc.title | A complexidade dos direitos fundamentais na educação infantil : uma reflexão a partir da atuação do Conselho Tutelar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: