A complexidade dos direitos fundamentais na educação infantil : uma reflexão a partir da atuação do Conselho Tutelar

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Autor(es): dc.contributorBueno, Rosa Elena-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorVieira, Mariá do Carmo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:02:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:02:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53734-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53734-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof Rosa Elena Bueno-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Os estudos aqui apresentados são frutos do curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, bem como da minha experiência na área de serviço social. As experiências vivenciadas no processo de formação dos profissionais do serviço social levou á necessidade de propor um aprofundamento nas reflexões a respeito do papel do assistente social junto ao conselho tutelar na garantia da permanência dos estudantes na educação. O método de pesquisa utilizada poder ser considerada uma observação participante em um Conselho Tutelar em um município do Estado do Paraná. Realizou-se pesquisa bibliográfica em banco de teses da CAPES, de Universidades Federais e artigos de periódicos. Para fundamentação teórica, utilizou-se o Estatuto da Criança e do Adolescente /1990, a Constituição Federal /1988. Das conclusões, é importante frisar a necessidade da família, da escola, do conselho tutelar e demais membros da rede de proteção atuar em conjunto para que a garantia do direito á educação não só o acesso, mas á permanência sejam de fato concretizadas-
Formato: dc.format1 arquivo (27 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectConselhos tutelares-
Palavras-chave: dc.subjectServiço social-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de ação afirmativa na educação-
Título: dc.titleA complexidade dos direitos fundamentais na educação infantil : uma reflexão a partir da atuação do Conselho Tutelar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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