
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rau, Maria Cristina Trois Dorneles | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Autor(es): dc.creator | Delmondes, Maria de Lurdes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:43:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:43:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53733 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53733 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Maria Cristina T. D. Rau | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo teve como objetivos analisar como o cidadão se percebe participante de um grupo social a que está inserido e como a cultura da língua espanhola pode ser um instrumento construtivo na formação do cidadão. A pesquisa tem ainda como meta analisar a importância da língua espanhola com alunos do 6º ao 9º ano do Colégio Presidente Roosevelt em Guaíra-Paraná, sua relevância no que diz respeito a melhoria de vida para as classes populares, uma vez que a escola deve incentivar práticas pedagógicas e metodologias que impulsionem os mesmos a uma transformação emancipadora. O Brasil e Espanha participam entre si de importantes ligações econômicas uma vez considera-se o Brasil como o receptor de investimento espanhol, citando assim investimentos de grandes empresas multinacionais da área de telefonia, setor financeiro, entre outras. Por intermédio de tais investimentos econômicos criou-se também intercâmbio econômico e cultural. A base para a elaboração deste artigo teve como fundamentação os estudos de Moreno Fernandez (2005), Sedycias (2005) e Benedetti (2005). Desenvolveu-se pesquisa bibliográfica, por meio de literaturas específicas relacionadas ao assunto e pesquisa online sobre: quem são os responsáveis para se amenizar a pobreza, de modo que se possa trabalhar umas bases mais sólida que leve a construção da verdadeira cidadania sobre o assunto para analisar questões relacionadas ao tema: "A importância da língua espanhola para a transformação cultural e cidadã que emergiu a partir de trabalhos pedagógicos com alunos da 6º ao 9º ano do Colégio Presidente Roosevelt". Dessa forma conclui-se que o uso da língua espanhola no currículo escolar do Colégio Presidente Roosevelt atua como potencial agregador no que diz respeito a inclusão sociocultural e profissional dos alunos, garantindo melhor qualidade de ensino preparando-os para atuar como cidadãos aptos a enfrentar a realidade social que os cerca. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (21 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lingua espanhola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Título: dc.title | A importância da língua espanhola para a transformação cultural e cidadã dos alunos do 6º ao 9º ano do Colégio Presidente Roosevelt | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: