A importância da língua espanhola para a transformação cultural e cidadã dos alunos do 6º ao 9º ano do Colégio Presidente Roosevelt

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Autor(es): dc.contributorRau, Maria Cristina Trois Dorneles-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorDelmondes, Maria de Lurdes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:43:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:43:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53733-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53733-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Maria Cristina T. D. Rau-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo teve como objetivos analisar como o cidadão se percebe participante de um grupo social a que está inserido e como a cultura da língua espanhola pode ser um instrumento construtivo na formação do cidadão. A pesquisa tem ainda como meta analisar a importância da língua espanhola com alunos do 6º ao 9º ano do Colégio Presidente Roosevelt em Guaíra-Paraná, sua relevância no que diz respeito a melhoria de vida para as classes populares, uma vez que a escola deve incentivar práticas pedagógicas e metodologias que impulsionem os mesmos a uma transformação emancipadora. O Brasil e Espanha participam entre si de importantes ligações econômicas uma vez considera-se o Brasil como o receptor de investimento espanhol, citando assim investimentos de grandes empresas multinacionais da área de telefonia, setor financeiro, entre outras. Por intermédio de tais investimentos econômicos criou-se também intercâmbio econômico e cultural. A base para a elaboração deste artigo teve como fundamentação os estudos de Moreno Fernandez (2005), Sedycias (2005) e Benedetti (2005). Desenvolveu-se pesquisa bibliográfica, por meio de literaturas específicas relacionadas ao assunto e pesquisa online sobre: quem são os responsáveis para se amenizar a pobreza, de modo que se possa trabalhar umas bases mais sólida que leve a construção da verdadeira cidadania sobre o assunto para analisar questões relacionadas ao tema: "A importância da língua espanhola para a transformação cultural e cidadã que emergiu a partir de trabalhos pedagógicos com alunos da 6º ao 9º ano do Colégio Presidente Roosevelt". Dessa forma conclui-se que o uso da língua espanhola no currículo escolar do Colégio Presidente Roosevelt atua como potencial agregador no que diz respeito a inclusão sociocultural e profissional dos alunos, garantindo melhor qualidade de ensino preparando-os para atuar como cidadãos aptos a enfrentar a realidade social que os cerca.-
Formato: dc.format1 arquivo (21 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPobreza-
Palavras-chave: dc.subjectLingua espanhola-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Título: dc.titleA importância da língua espanhola para a transformação cultural e cidadã dos alunos do 6º ao 9º ano do Colégio Presidente Roosevelt-
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