Desafios do Programa Mais Educação : uma análise no município de Campo Mourão

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Autor(es): dc.contributorFalavinha, Karina, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorCruz, Marcelo Vieira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:40:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:40:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53728-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53728-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Ms. Karina Falavinha-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo analisa os desafios encontrados na implementação do Programa Mais Educação em uma escola pública da cidade de Campo Mourão. O Programa Mais Educação é desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com Estados e Municípios, desde 2008 e caracteriza-se como uma política de educação integral, pois amplia a jornada escolar para estudantes do Ensino Fundamental. Dessa forma, realizou-se revisão de literatura em artigos e pesquisas acadêmicas entre os anos de 2012 a 2016. O trabalho de campo deu por meio de observação participante em uma escola localizada em um bairro pobre e isolado do perímetro no Município como também por entrevista com a coordenadora do Programa Mais Educação. Os resultados apontaram para a necessidade da ampliação da permanência do aluno na escola, sendo estes observados por alguns autores citados na revisão bibliográfica e pela visão participante diária na escola. Em relação á entrevista, a coordenadora aponta que, para o município, há uma contrapartida de recursos financeiros e humanos que geram controvérsias em realizar a adesão do programa, ou não. Um dado que muitos pesquisadores estudados da revisão bibliográfica evidenciam em diferentes municípios do país.-
Formato: dc.format1 arquivo (18 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação integral-
Palavras-chave: dc.subjectRenda - Distribuição-
Palavras-chave: dc.subjectExclusão social-
Título: dc.titleDesafios do Programa Mais Educação : uma análise no município de Campo Mourão-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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