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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Abreu, Diana Cristina de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Cochak, Magna Leticia Busato | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:55:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:55:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53727 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53727 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Profª. Drª. Diana Cristina de Abreu | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social, pretendeu realizar um estudo de levantamento bibliográfico sobre teses, dissertações, livros e artigos que estabeleceram relações entre Pobreza, Bolsa Família e IDEB. O objetivo foi perceber os principais argumentos que os autores defendem, que conclusões chegam quando cotejam estas três categorias, ou seja, Pobreza, Bolsa Família e IDEB. Para tanto, buscou-se entendimento na CF/88, nas leis: Lei 9.394/1996, Lei nº 13.005/2014, Lei no 10.836/2004, no Decreto nº 6.094/2007, e sites como: INEP, MEC, Planalto, IPEA, UNESCO, UNICEF e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; juntamente com esses, buscou-se documentos como a Educação para Todos: o compromisso de Dakar/ Senegal/2000; Declaração Mundial sobre Educação para Todos, Jomtien, Tailândia/ 1990 e o Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, organizado por Jacques Delors. Na pesquisa foram considerados nove trabalhos, outros autores serviram de base para complementação da análise. Em geral as conclusões dos autores consideram que é preciso comparar nas análises dos resultados das políticas de avaliação, as questões da pobreza, a infraestrutura das escolas, gênero, cor, raça, alunos, comunidade onde esta inserida, custo/aluno/qualidade, características do ensino e suas particularidades, professores valorizados, com melhores salários e qualificados para função, financiamento justo colocado em lei como dever da União, Estados, Distrito e Municípios, investimentos esses que atendam os problemas existentes no Brasil. Além destas análises, outros trabalhos apontam para a importância do Programa Bolsa Família instituído no ano 2004, que incentivaram o aumento da frequência escolar, permanência e queda no número de evasões escolares. Ao mesmo tempo o PBF é apontado como um elemento que propicia que crianças e adolescentes tenham condição de concluir o ensino fundamental e dar continuidade dos estudos no ensino médio. Tentamos com esse trabalho realizar um levantamento bibliográfico acerca das produções acadêmicas e científicas que relacionam IDEB e Programa Bolsa Família. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (29 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de base - Avaliação | - |
Título: dc.title | IDEB e suas relações com Bolsa Família e pobreza | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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