Programa Bolsa Família : análise da condicionalidade do programa na área educacional em um município do Paraná

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Autor(es): dc.contributorTripodi, Maria do Rosário Figueiredo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Luzia de Fátima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:58:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:58:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53724-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53724-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof(a). Dr(a). Maria do Rosário Figueiredo Tripodi-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O Programa Bolsa Família constitui-se em uma política pública de transferência de renda que se encontra em vigência no Brasil, tendo como objetivo central contribuir para a melhoria de condições de vida de famílias compreendidas como em situação de pobreza e extrema pobreza e tendo como uma das contrapartidas a matrícula e frequência escolar de filhos dos beneficiários do Programa. Buscando averiguar a validade da condicionalidade desta política pública, o intento deste estudo esteve em examinar, a partir de uma pesquisa de campo os efeitos do Programa Bolsa Família no âmbito da permanência escolar em uma escola municipal da Lapa-PR, situada na periferia do município e cuja maioria do alunado é contemplada pelo referido programa. Por meio de análise quantitativa dos dados obtidos foi possível realizar a comparação da frequência de alunos após a implementação do Programa Bolsa Família. A investigação do período de 2012 a 2015 traz indicações de que a porcentagem de frequência mínima exigida como condicionalidade desta política pública por parte dos alunos beneficiários tem sido respeitada e que parece ser possível conjeturar que o Programa tem tido efeito positivo sobre a permanência escolar.-
Formato: dc.format1 arquuivo (21 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de sustentaçao de renda-
Palavras-chave: dc.subjectFrequência escolar-
Título: dc.titlePrograma Bolsa Família : análise da condicionalidade do programa na área educacional em um município do Paraná-
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