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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tripodi, Maria do Rosário Figueiredo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Autor(es): dc.creator | Miranda, Luzia de Fátima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:58:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:58:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53724 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53724 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Prof(a). Dr(a). Maria do Rosário Figueiredo Tripodi | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O Programa Bolsa Família constitui-se em uma política pública de transferência de renda que se encontra em vigência no Brasil, tendo como objetivo central contribuir para a melhoria de condições de vida de famílias compreendidas como em situação de pobreza e extrema pobreza e tendo como uma das contrapartidas a matrícula e frequência escolar de filhos dos beneficiários do Programa. Buscando averiguar a validade da condicionalidade desta política pública, o intento deste estudo esteve em examinar, a partir de uma pesquisa de campo os efeitos do Programa Bolsa Família no âmbito da permanência escolar em uma escola municipal da Lapa-PR, situada na periferia do município e cuja maioria do alunado é contemplada pelo referido programa. Por meio de análise quantitativa dos dados obtidos foi possível realizar a comparação da frequência de alunos após a implementação do Programa Bolsa Família. A investigação do período de 2012 a 2015 traz indicações de que a porcentagem de frequência mínima exigida como condicionalidade desta política pública por parte dos alunos beneficiários tem sido respeitada e que parece ser possível conjeturar que o Programa tem tido efeito positivo sobre a permanência escolar. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquuivo (21 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Frequência escolar | - |
| Título: dc.title | Programa Bolsa Família : análise da condicionalidade do programa na área educacional em um município do Paraná | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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