
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Hammerschmitt, Ida | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Quintela, Rosimeire Moreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:42:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:42:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53720 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53720 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Ida Hammerschmitt | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O artigo aborda algumas reflexões sobre as praticas pedagógicas e as tecnologias educacionais como metodologias na ação docente. A metodologia exerce importante função no ambiente escolar assim como o papel dos profissionais envolvidos no aprendizado, sendo imprescindível para o desenvolvimento educacional e efetiva aprendizagem. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de aplicação de questionário, com o objetivo de abordar como se dá o uso das tecnologias como metodologias que promovem o ensino e a aprendizagem, por parte dos professores.Reforça-se a importância das funções do coordenador pedagógico no ambiente escolar, o qual dentre outras atribuições, tem o papel de orientar o trabalho docente, promover formação e orientações individualizadas à medida em que se fizerem necessárias. Nessa direção, reflete-se sobre o papel do coordenador pedagógico, no uso das tecnologias educacionais nas últimas décadas, que surgem com as mudanças econômicas, políticas, sociais e educacionais desenvolvidas no Brasil, com o objetivo de reduzir a exclusão social e preparar os educandos para o exercício da cidadania. | - |
| Formato: dc.format | 21 p. : il. color. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pratica de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
| Título: dc.title | Algumas reflexões acerca das tecnologias e suas contribuições nas práticas pedagógicas da ação docente | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: