
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Araujo, Reinaldo Kovalski de, 1986- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Autor(es): dc.creator | Brito, Luciana Claudia Machado de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:52:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:52:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53719 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53719 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Profº Dr. Reinaldo Kovalski de Araújo | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Essa pesquisa analisa discursos contidos no livro didático de História Ligados.com, livro de História do 5ºano do ensino fundamental e busca identificar efeitos de sentidos sobre educação, pobreza e desigualdade social, contidos no corpus de pesquisa. Para a análise da materialidade trabalharemos com Análise do Discurso de linha francesa, tendo Eni Orlandi como principal referencial teórico. O Livro analisado faz parte do Programa Nacional do Livro Didático/2016, e é utilizado com os alunos que estão no 5ºano do ensino fundamental no município de Cascavel. Constatou-se com essa pesquisa que o livro analisado, por vezes, não consegue fazer uma discussão mais aprofundada sobre as questões que envolvem pobreza e desigualdade social, muitas vezes apresentando um discurso imagético e não dialogando sobre o processo de construção histórico e social desta figura apresentada, contribuindo muitas vezes para a fixação de estereótipos como a do negro, do pobre e do indígena. No que se refere a questão indígena, por exemplo, o livro não aprofunda a luta pelo direito dos povos indígenas, porém destaca-se, de certa forma, no discurso de uma identidade indígena. Na imagem com os escravos negros, são os que apresentam o maior percentual de discursos verbo-visuais negativos, no livro didático, a imagem do negro ainda é retratada como escravo, sujeito objetificado, conferindo a esse o lugar das camadas mais pobres da sociedade. De destaque também a carência em discursar mais abertamente sobre pobreza e desigualdade social no livro didático. Entendemos que mesmo que o livro tenha como seus principais interlocutores crianças dos primeiros anos do ensino fundamental, é necessária uma responsabilidade autoral de conteúdos e temas, em especial no trato da imagem e nos discursos verbo-visuais, pois são as linguagens que mais se comunicam com a criança. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (21 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História - Livros didáticos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exclusão social | - |
| Título: dc.title | O livro didático de história Ligados.com do 5º ano do ensino fundamental, anos iniciais : reflexões sobre a pobreza e as desigualdades sociais | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: