Miséria e pobreza como empecilhos ao atendimento especial do estudante surdo do município de Mandirituba

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Autor(es): dc.contributorArco-Verde, Yvelise Freitas de Souza, 1957--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorSilva, Lucia Palu da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:13:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:13:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53718-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53718-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho tem por finalidade apresentar discussões sobre a educação de alunos com necessidades educacionais especiais, principalmente os surdos, em situação de pobreza no município de Mandirituba. Pretende também, refletir sobre as dificuldades e o baixo rendimento escolar destes alunos na escola regular da educação básica. Os alunos com necessidades educacionais especiais e, em destaque, os surdos e pobres que frequentam a escola regular demonstram, via de regra, dificuldades de aprendizagem. Os professores destes alunos também têm dificuldades em atuar junto a eles. O processo de inclusão é complexo, com sérios problemas de ensino e de aprendizagem. É comum a idealização do trabalho pedagógico por parte da maioria dos professores e a transferência de responsabilidades sobre este trabalho fica cada vez mais evidenciada. Empurra-se para a família, para as instituições, para programas paralelos do sistema e culpa-se outrem pelas dificuldades de enfrentamento. A metodologia utilizada neste estudo foi a abordagem qualitativa e utilizou -se a coleta de informações e dados sobre o público-alvo, no caso, estudantes surdos. Foram realizadas também, pesquisas bibliográficas referentes ao assunto estudado. As maiores dificuldades percebidas e que dificultam o processo de ensino e aprendizagem destes alunos surdos, inclusos na escola regular foram a falta de preparo e a insegurança dos professores. A inclusão é uma garantia de direitos na educação e o preparo de profissionais para este direito é dever do estado e, ambos, precisam ser efetivados como políticas públicas adequadas.-
Formato: dc.format1 arquivo (19 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Título: dc.titleMiséria e pobreza como empecilhos ao atendimento especial do estudante surdo do município de Mandirituba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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