A escola do campo e sua relação com a pobreza e desigualdade social

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoczek, Marcia Barbosa, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorChiquitto, Liliane Malinovski Padilha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:50:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:50:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53717-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53717-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof.ª Márcia Barbosa Soczek-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente artigo tem por objetivo analisar como a proposta pedagógica de uma escola do campo aborda a temática da pobreza e da desigualdade social. O tema em questão está presente em vários setores da sociedade, porém recebe mais visibilidade quando ocorre nas grandes cidades e suas periferias, porém isso não significa que nas áreas rurais não se encontrem pessoas em situação precária. O foco deste trabalho é refletir sobre qual é o papel da escola do campo no enfrentamento da pobreza e da desigualdade social, a partir do estudo de caso e da análise documental, com base nos princípios teóricos de Dermeval Saviani (2005) e Miguel G. Arroyo (2014), e utilizando-se dos documentos oficiais da Escola do Campo Municipal Rosa Picheth, localizada no distrito de Guajuvira, município de Araucária, região metropolitana de Curitiba (PR). A problematização dessas questões faz-se necessária, tendo em vista que através de intervenções pedagógicas é possível que ocorra a transformação da realidade do principal sujeito da educação, o aluno. O que se constata nos documentos são os indicativos de que desigualdade social e pobreza devem ser discutidos no espaço escolar, não apontando diretamente para ações concretas que diminuam a parcela da população que vive nessas condições, mas possibilitando a reflexão sobre o assunto, conforme é o papel da escola, na busca de alternativas para a transformação social.-
Formato: dc.format1 arquivo (18 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectPobreza-
Palavras-chave: dc.subjectExclusão social-
Título: dc.titleA escola do campo e sua relação com a pobreza e desigualdade social-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.