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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Isleb, Vivian | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Grigorio, Rosimeire Leite | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:55:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:55:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53716 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53716 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : MSc. Vivian Isleb | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo tem como objeto de análise o Programa Segundo Tempo (PST). Verificou-se em que medida o referido Programa pode contribuir para manter as crianças, os jovens e os adolescentes longe dos riscos e de exposições que podem comprometer seu desenvolvimento e afastá-los do ambiente educacional, iniciando dessa forma a descontinuidade dos estudos. O Programa Segundo Tempo foi criado pelo Governo Federal no ano de 2003 com o objetivo de proporcionar ao indivíduo a possibilidade de atingir o desenvolvimento de valores sociais, melhora das capacidades físicas e motoras, integração social, além de afastar a criança, os jovens eos adolescentes das drogas, da prostituição, criminalidade e de outros riscos sociais provenientes do meio em que eles vivem, impedindo dessa forma sua permanência na escola e a evolução do processo de aprendizagem. Para tanto, como parte dos encaminhamentos metodológicos, realizou-se pesquisa bibliográfica de autores que discutem acerca da temática e análise dos documentos orientadores do PST. Como resultados da pesquisa foram identificados os elementos norteadores do Programa Segundo Tempo, que foram pensados exclusivamente na clientela escolar que depois das aulas, tem tempo ocioso e sem a presença dos pais, ficando dessa forma vulneráveis a todo tipo de influências, principalmente considerando a falta de ação educativa complementar à escolar. | - |
Formato: dc.format | 16 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação afetiva | - |
Título: dc.title | Programa Segundo Tempo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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