Diferentes maneiras de sobreviver à pobreza : a contribuição da escola para a formação cidadã do aluno

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, Jasmine, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorChagas, Lilian-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:40:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:40:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53714-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53714-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof.ª Ma. Jasmine Moreira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em cação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A pobreza tem se configurado como a realidade de muitos cidadãos brasileiros, sendo decorrente das inúmeras desigualdades reveladas em nossa sociedade. Partindo desta perspectiva, este estudo está pautado em reflexões sobre as diferentes formas que a escola utiliza para auxiliar a sobrevivência dos alunos diante da pobreza. A partir de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida com base em artigos que abordam a temática, livros e consultas à legislação brasileira, buscou-se refletir sobre as medidas que podem ser adotadas pela escola para a formação cidadã de seus alunos, considerando a garantia dos seus direitos sociais. Pode-se considerar que a educação, neste caso, destaca-se como um dos fatores utilizados pelo Estado como meio para desenvolver o almejado desenvolvimento social. Por meio de políticas públicas, a educação está presente no combate à pobreza e seus efeitos da pobreza sobre os indivíduos. Além disso, políticas de transferência de renda, no campo assistencial, vêm agregando-se aos processos educacionais na busca pelo desenvolvimento e transformação social, visando garantir o acesso ao trabalho e demais direitos sociais.-
Formato: dc.format1 arquivo (18 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPobreza-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectExclusão social-
Título: dc.titleDiferentes maneiras de sobreviver à pobreza : a contribuição da escola para a formação cidadã do aluno-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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