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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Moreira, Jasmine, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Chagas, Lilian | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:40:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:40:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53714 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53714 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Prof.ª Ma. Jasmine Moreira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em cação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A pobreza tem se configurado como a realidade de muitos cidadãos brasileiros, sendo decorrente das inúmeras desigualdades reveladas em nossa sociedade. Partindo desta perspectiva, este estudo está pautado em reflexões sobre as diferentes formas que a escola utiliza para auxiliar a sobrevivência dos alunos diante da pobreza. A partir de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida com base em artigos que abordam a temática, livros e consultas à legislação brasileira, buscou-se refletir sobre as medidas que podem ser adotadas pela escola para a formação cidadã de seus alunos, considerando a garantia dos seus direitos sociais. Pode-se considerar que a educação, neste caso, destaca-se como um dos fatores utilizados pelo Estado como meio para desenvolver o almejado desenvolvimento social. Por meio de políticas públicas, a educação está presente no combate à pobreza e seus efeitos da pobreza sobre os indivíduos. Além disso, políticas de transferência de renda, no campo assistencial, vêm agregando-se aos processos educacionais na busca pelo desenvolvimento e transformação social, visando garantir o acesso ao trabalho e demais direitos sociais. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (18 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exclusão social | - |
Título: dc.title | Diferentes maneiras de sobreviver à pobreza : a contribuição da escola para a formação cidadã do aluno | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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