Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tripodi, Maria do Rosário Figueiredo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Abbeg, Leticia Trzaskos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:32:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:32:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53713 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53713 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Prof. Dra. Maria do Rosário Figueiredo Tripodi | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo tem como objetivo principal buscar responder à seguinte questão: O que os Planos de Trabalho Docente da área de matemática do 7º ano da rede estadual do Paraná revelam sobre possíveis potencialidades de redução das desigualdades educacionais? Para tanto, foram analisados Planos de Trabalho Docente - PTD de professores de matemática do 7º ano de escolas da rede estadual do Paraná, com o intuito de se buscar apreender se a organização dos componentes curriculares selecionados pelos professores busca contemplar a concepção de que a universalização da escola pública trouxe com ela, acertadamente, diferentes sujeitos que não partem de um mesmo ponto inicial, tanto do ponto de vista sociocultural, quanto econômico. Nota-se que em salas de aulas há diferentes sujeitos, que vêm de situações sociais diferentes e que, por isso, trazem um "capital cultural" diferente. Logo, se o currículo for organizado de modo igual para todos os alunos, mesmo sabendo que estes partem de pontos iniciais diferentes, a escola poderá não estar contribuindo para a redução das desigualdades educacionais. Embasado na teoria da ideologia de conhecimentos adquiridos, elaborado por Crahay (2002), que trata da concepção de ensino fundamentada por pesquisas empíricas com alunos e, ainda, do conceito de justiça corretiva, acredita-se que, em educação, pontos de partida diferenciados exigem estratégias diferenciadas. Porém, nas analises feitas no âmbito desse trabalho, foi possível percebe que poucos PTD's trazem estratégias de atendimento individual, que poderiam contribuir para a redução das desigualdades educacionais, na esfera do "chão da escola". | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (20 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Igualdade na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planos de aula | - |
Título: dc.title | Operacionalização do currículo em sala de aula e desigualdades educacionais : o que sugerem os planos de trabalho docente de matemática no Paraná? | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: