A importância do currículo para a inserção da concepção de pobreza e desigualdade social no ambiente escolar

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Autor(es): dc.contributorSantos, Amanda Garcia dos, 1988--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorRosis, Leandra Aparecida de Carvalho de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:54:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:54:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53711-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53711-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Ms(a). Amanda Garcia Santos-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A pobreza se repete, se alimenta dela mesma, ficando estagnada porque continua sendo pensada como coletivos tradicionais de uma mesma cultura de pobres que se reproduzem de geração a geração, que reforça essa visão circular, fechada, segregadora dos coletivos pobres, reproduzindo crenças, opiniões, magias, idolatrias, entendimentos intuitivos, com tendência a ignorar a pobreza, ao desconsiderar o sujeito pobre como objeto de conhecimento e de preocupação. O presente estudo tem como objetivo possibilitar reflexões sobre a importância do currículo na inserção da concepção de pobreza e desigualdade social no ambiente escolar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para embasar a o referencial teórico e uma pesquisa de campo junto a educadores do município de Cornélio Procópio, os dados obtidos foram tabulados para posterior análise e discussão. O aspecto referente aos distúrbios alimentares foi a resposta mais repetida pelos educadores quando questionados como identificavam a pobreza dos alunos na escola. As metades das respostas dos educadores afirmam que os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas contemplam a pobreza e desigualdade social. Apenas um terço das respostas se referiu à presença do currículo relacionado com a pobreza nos PPP. Para que os docentes utilizem o currículo como instrumento para o combate à Desigualdade Social e Pobreza no âmbito escolar é necessário que conheçam o Projeto Político Pedagógico (PPP) de sua escola, no qual deverá estar inserida a realidade de seus alunos e se mantenham atualizados. A descontinuidade das políticas públicas dentre elas a educacional, a falta de clareza dos PPP das escolas e a distância entre as intenções e realizações legislativas são uma constância na sociedade e ocasionam uma falta de compromisso com os reais objetivos da educação. Desta forma, o conhecimento das ações propostas em nossos currículos é imprescindível para nossas ações pedagógicas e esse conhecimento é fundamental para o nosso debate, que deverá ser constante, dentro do âmbito escolar sobre currículo, pobreza e desigualdade social.-
Formato: dc.format1 arquivo (18 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPobreza-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento educacional-
Título: dc.titleA importância do currículo para a inserção da concepção de pobreza e desigualdade social no ambiente escolar-
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