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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Santos, Amanda Garcia dos, 1988- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Rosis, Leandra Aparecida de Carvalho de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:54:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:54:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53711 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53711 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Ms(a). Amanda Garcia Santos | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A pobreza se repete, se alimenta dela mesma, ficando estagnada porque continua sendo pensada como coletivos tradicionais de uma mesma cultura de pobres que se reproduzem de geração a geração, que reforça essa visão circular, fechada, segregadora dos coletivos pobres, reproduzindo crenças, opiniões, magias, idolatrias, entendimentos intuitivos, com tendência a ignorar a pobreza, ao desconsiderar o sujeito pobre como objeto de conhecimento e de preocupação. O presente estudo tem como objetivo possibilitar reflexões sobre a importância do currículo na inserção da concepção de pobreza e desigualdade social no ambiente escolar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para embasar a o referencial teórico e uma pesquisa de campo junto a educadores do município de Cornélio Procópio, os dados obtidos foram tabulados para posterior análise e discussão. O aspecto referente aos distúrbios alimentares foi a resposta mais repetida pelos educadores quando questionados como identificavam a pobreza dos alunos na escola. As metades das respostas dos educadores afirmam que os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas contemplam a pobreza e desigualdade social. Apenas um terço das respostas se referiu à presença do currículo relacionado com a pobreza nos PPP. Para que os docentes utilizem o currículo como instrumento para o combate à Desigualdade Social e Pobreza no âmbito escolar é necessário que conheçam o Projeto Político Pedagógico (PPP) de sua escola, no qual deverá estar inserida a realidade de seus alunos e se mantenham atualizados. A descontinuidade das políticas públicas dentre elas a educacional, a falta de clareza dos PPP das escolas e a distância entre as intenções e realizações legislativas são uma constância na sociedade e ocasionam uma falta de compromisso com os reais objetivos da educação. Desta forma, o conhecimento das ações propostas em nossos currículos é imprescindível para nossas ações pedagógicas e esse conhecimento é fundamental para o nosso debate, que deverá ser constante, dentro do âmbito escolar sobre currículo, pobreza e desigualdade social. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (18 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional | - |
Título: dc.title | A importância do currículo para a inserção da concepção de pobreza e desigualdade social no ambiente escolar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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