
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Batista, Clarice Martins de Souza | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Zwiegicoski, Rosilei da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:43:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:43:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53704 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53704 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profa Ma Clarice Martins de Souza Batista | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho estabelece uma verificação de como o coordenador pedagógico vem desenvolvendo suas funções no dia a dia da escola e qual a percepção da escola em relação ao seu trabalho, considerando as dificuldades encontradas. Tais dificuldades foram observadas nos dados obtidos por meio de questionários, respondidos por três pedagogas da rede pública estadual de ensino, no município de Araucária/Paraná, em um colégio com capacidade para 1800 alunos, com trabalho voltado ao ensino médio no período matutino. O trabalho buscou respostas de que maneira o coordenador pedagógico pode ser um potencializador do processo ensino aprendizagem à luz do seu papel como formador, articulador, logo um transformador do seu espaço de atuação, requisitos necessários para o sucesso de suas ações voltadas à qualidade de ensino, democratização da escola, já que o coordenador é um gestor escolar com foco nas pessoas, na organização da escola como um todo; visando superar as dificuldades, reelaborando e replanejando, criando novos paradigmas para vencer desafios, aceitando as diferenças para sermos iguais nos sonhos, nas possibilidades e na sensibilidade. | - |
| Formato: dc.format | 28 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional | - |
| Título: dc.title | O papel do coordenador pedagógico na escola pública | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: