A evasão escolar no contexto da educação do campo : um estudo bibliográfico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorPasti, Joseni Aparecida Alves de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:57:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:57:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-21-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53703-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53703-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Me. Cesar Augusto Cruz da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo apresenta uma explanação acerca da problemática da Evasão Escolar que tem se constituído em uma dificuldade que tem acarretado prejuízos tanto para o aluno evadido, quanto para equipe pedagógica e sociedade em sua totalidade. Neste trabalho de pesquisa, a evasão escolar será tratada no âmbito da Educação do campo, objetivando proporcionar uma reflexão a respeito das causas impulsionam esse fenômeno. A finalidade principal é apontar e relacionar as principais causas que levam o aluno a ser considerado evadido, e encaminhamos a apontar aspectos sobre a responsabilidade do Estado, família e escola em prol de reverter essa situação. Para efetivação dessa produção o estudo foi pautado em pesquisadores, estudiosos e autores que tem se dedicado em elucidar essas questões como Comilo (2008), Dore (2011), dentre outros. A trajetória metodológica encontra-se fundamentada na abordagem da pesquisa bibliográfica. As decorrências da pesquisa apontam para uma reflexão onde é necessário desenvolver estratégias, propostas e medidas que possam superar essa condição de evasão, para tanto é imprescindível que ocorra um consenso e harmonia entre os envolvidos e que as políticas públicas voltadas para a educação sejam favorecidas, proporcionando acesso e permanência de qualidade.-
Formato: dc.format1 arquivo (29 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectFracasso escolar-
Título: dc.titleA evasão escolar no contexto da educação do campo : um estudo bibliográfico-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.