Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Maziero, Stela Maris Britto | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Antunes, Joceli Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:21:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:21:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53701 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53701 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª. Ms Stela Maris Britto Maziero | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A educação especial/inclusiva é historicamente marcada pelo descaso de ações governamentais, sendo tratadas com pouca prioridade. Embora seja reconhecida como direito social há muito que se atingir para alcançar esse fim, buscando espaço na sociedade e adquirindo identidade própria. Nesse sentido este artigo tem como temática a inclusão como direito de todos e dever do estado, tomando como referência o estudo de duas escolas do Município de Guarapuava com resultados de aprendizagem de crianças que frequentam a sala de recursos multifuncional. Trata se uma pesquisa bibliográfica qualitativa, com levantamento de dados de duas escolas que realizam atendimentos com alunos inclusos e utilização de entrevistas semiestruturadas com funcionários das escolas. Apresentamos a introdução, fundamentação teórica com o histórico do tratamento das pessoas com deficiência até os dias atuais, com o objetivo de entender como o processo de inclusão se solidifica na sociedade. Além disso, a Revisão de Literatura descreve e diferencia processos de integração e inclusão de modo a situar as especificidades de cada um desses processos. Em seguida a descrição das escolas e dos envolvidos na pesquisa, para enfim, refletir sobre os aspectos e as dificuldades da concretização de uma escola especial/inclusiva de qualidade em todos os espaços, sejam eles: social, cultural e econômico na esfera municipal. As considerações finais apontam para a importância da Inclusão e a necessidade da união de família, escola e Estado para que a inclusão efetivamente aconteça, uma vez que a realidade detectada nesse estudo, pela observação das escolas analisadas é de que a integração da criança com deficiência é que vem ocorrendo, sendo a mesma colocada e integrada nas escolas sem o devido e necessário acompanhamento. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (18 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Título: dc.title | Análise do processo de inclusão em escolas do município de Guarapuava | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: