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Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bueno, Rosa Elena | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Tavares, Janaina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:43:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:43:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53700 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53700 | - |
Descrição: dc.description | OrientadorA : Prof(a). Rosa Elena Bueno | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudo é fruto de observação realizada em um Projeto Social, localizado no município de Floraí - PR, no qual a pesquisadora atua como Assistente Social, junto ao Departamento Municipal de Assistência Social. Este artigo tem como objetivo trazer uma reflexão sobre práticas que ocorrem no interior do referido Projeto Social, - denominado Centro de Apoio Pedagógico Padre Angelo Rabachin , e se configuram como reprodutoras da violência simbólica, que acabam por intensificar as desigualdades. As reflexões se fundamentam mediante pesquisa bibliográfica com referência na teoria da reprodução, proposta por Pierre Bourdieu (1970), Paulo Freire (1997) e do paradigma da Complexidade na perspectiva de Morin (2001). Para análise dos dados, a prática in loco e as teorias mencionadas foram correlacionadas. Destacam-se das conclusões, a necessidade de uma análise que norteie as ações educativas no interior das escolas, na tentativa de superar as adversidades. Neste sentido, pode-se constatar a necessidade de investimentos em formação no campo educacional, políticas que implementem a equipe interdisciplinar na escola, inserindo o profissional da área da psicologia e assistência social, para que dessa maneira, haja ações que busquem evitar as práticas de violações de direitos e a reprodução da violência simbólica. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (17 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disparidades econômicas regionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A violência simbólica e a reprodução de desigualdades sociais | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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