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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Abreu, Diana Cristina de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Venson, Ivete | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:32:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:32:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53696 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53696 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Drª. Diana Cristina de Abreu | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O questionamento deste projeto de pesquisa, reside na preocupação como a concepção das desigualdades sociais são tratados, como está incorporada no currículo escolar. O interesse é compreender as possíveis articulações entre desigualdades sociais e currículo, o que norteia o currículo, problematizar teoricamente questões sobre o Currículo. Nosso objetivo foi identificar se no espaço escolar e na construção do currículo são contemplados um posicionamento crítico que permita visualizar saídas para a resolução dos problemas trazidos à escola pelos sujeitos que a compõem, notadamente os estudantes pobres. A metodologia de pesquisa utilizada foi a de tipologia qualitativa, realizou-se pesquisa bibliográfica, análise do referencial teórico e documental das diretrizes curriculares do Município de Cascavel do Ensino Fundamental Anos Iniciais. A fundamentação teórica foi baseada na visão dos autores José Gimeno Sacristán, Miguel Gonzáles Arroyo. Para o desenvolvimento deste estudo realizou-se também, a análise do Currículo Para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel - Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Volume II, documento que foi elaborado em conjunto com as Escolas do Município de Cascavel e seus professores, implantado no ano de 2008, considerado o mesmo, em processo de constante elaboração, trata-se de uma proposta fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico Cultural que compreende a necessidade de transmissão planejada dos conhecimentos historicamente sistematizados. Na análise do Currículo Para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, concentraremos os estudos no eixo I Fundamentos Teóricos, tendo como objetivo identificar se a pobreza e as desigualdades sociais estão presentes ou ausentes, quando o currículo se propõe a discutir os pressupostos filosóficos, aspectos históricos, legais e a concepção de avaliação. A pesquisa conclui que a pobreza e as desigualdades sociais, estão contempladas no currículo formal da rede de ensino estudada, o documento apresenta reflexões que podem contribuir para o desvelamento da pobreza de forma que as crianças e jovens possam reconhecer-se e pensar suas condições de existência a partir do conhecimento das razões históricas e sociais da pobreza. Destacamos assim que as reflexões sobre currículo devem estar voltadas principalmente para os valores, os saberes e as identidades construídas a partir das vivências da pobreza e da pobreza extrema. É importante destacar que esta análise, restringiu-se aos documentos formais que estabelecem no plano municipal, seria importante na continuidade desde trabalho identificar como tais práticas se materializam nas práticas curriculares reais e ocultas dos espaços escolares. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (23 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculo escolar | - |
Título: dc.title | Concepção de desigualdades sociais no currículo oficial para rede pública municipal de ensino de Cascavel - ensino fundamental anos iniciais | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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