
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Moreira, Claudia Regina Baukat Silveira, 1974- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Ivana Duarte | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:26:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:26:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53695 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53695 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Prof.(a). Claudia Regina Baukat Silveira Moreira | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo teve como objetivo principal o estudo e reflexão sobre a articulação do currículo escolar com a vida do aluno e da escola, no ensino fundamental, que contemple a diversidade, saberes e maneiras de viver da comunidade a qual esta inserida. Enfatizou-se que o currículo democrático na escola, proporciona um ensino de qualidade, e respeito a heterogeneidade e individualidade da comunidade escolar. Dessa forma, as reflexões promoveram a ampliação dos significados da prática docente na articulação do currículo escolar com as desigualdades sociais, e que precisa considerar as adversidades e diversidades locais e individuais, valorizando os interesses, capacidades de aprendizagem e conhecimentos prévios dos alunos. A partir disso e de fundamentos teóricos, foi possível caracterizar que o currículo escolar tem fundamental importância nas mudanças sociais, valorizando as competências e saberes e a sua utilização na vida social do estudante. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (24 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exclusão social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Finalidades e objetivos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curriculos - Aspectos sociais | - |
| Título: dc.title | Educação escolar, currículo e desigualdades sociais | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: