Educação escolar, currículo e desigualdades sociais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, Claudia Regina Baukat Silveira, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Ivana Duarte-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:26:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:26:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53695-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53695-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof.(a). Claudia Regina Baukat Silveira Moreira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo teve como objetivo principal o estudo e reflexão sobre a articulação do currículo escolar com a vida do aluno e da escola, no ensino fundamental, que contemple a diversidade, saberes e maneiras de viver da comunidade a qual esta inserida. Enfatizou-se que o currículo democrático na escola, proporciona um ensino de qualidade, e respeito a heterogeneidade e individualidade da comunidade escolar. Dessa forma, as reflexões promoveram a ampliação dos significados da prática docente na articulação do currículo escolar com as desigualdades sociais, e que precisa considerar as adversidades e diversidades locais e individuais, valorizando os interesses, capacidades de aprendizagem e conhecimentos prévios dos alunos. A partir disso e de fundamentos teóricos, foi possível caracterizar que o currículo escolar tem fundamental importância nas mudanças sociais, valorizando as competências e saberes e a sua utilização na vida social do estudante.-
Formato: dc.format1 arquivo (24 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectExclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Finalidades e objetivos-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculos - Aspectos sociais-
Título: dc.titleEducação escolar, currículo e desigualdades sociais-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.