Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Grochoska, Marcia Andreia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Ranieri, Ilma Pedreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:33:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:33:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53692 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53692 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Prof. (a). Dr (a). Márcia Andreia Grochoska | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudo, aqui apresentado, é uma breve reflexão sobre como a escola, por meio de práticas diferenciadas, pode, em um contexto de pobreza, propor a superação das desigualdades sociais. Apresenta-se, assim, um relato das experiências vivenciadas em uma escola de Uraí/Paraná, que, perante um contexto de pobreza, buscou desenvolver práticas diferentes, por meio de oficinas oferecidas com o suporte do Programa Mais Educação. Optou-se por um estudo de caso, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado com questões fechadas e abertas, aplicado aos professores e funcionários da escola, em busca de levantar a percepção dos mesmos sobre a trajetória das práticas diferenciadas realizadas, ao longo do tempo, na escola. Os trabalhos das oficinas desenvolvidas, de banda e capoeira, extrapolaram os limites da escola, pois possibilitou apresentações em alguns eventos na cidade, o que promoveu o nome da escola e acabou por transformar, positivamente, sua inserção na comunidade, além de elevar a autoestima de alunos e funcionários, promover desenvolvimento integral dos educandos e favorecer o estreitamento de relações interpessoais. Conforme a percepção dos pesquisados, as atividades realizadas melhoraram as relações sociais extraclasse e abriram uma nova perspectiva de superação das desigualdades sociais. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (25 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia educacional | - |
Título: dc.title | Superação das desigualdades sociais num contexto de pobreza por meio do Programa Mais Educação : o relato de uma experiência | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: