Superação das desigualdades sociais num contexto de pobreza por meio do Programa Mais Educação : o relato de uma experiência

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Autor(es): dc.contributorGrochoska, Marcia Andreia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorRanieri, Ilma Pedreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:33:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:33:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53692-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53692-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof. (a). Dr (a). Márcia Andreia Grochoska-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente estudo, aqui apresentado, é uma breve reflexão sobre como a escola, por meio de práticas diferenciadas, pode, em um contexto de pobreza, propor a superação das desigualdades sociais. Apresenta-se, assim, um relato das experiências vivenciadas em uma escola de Uraí/Paraná, que, perante um contexto de pobreza, buscou desenvolver práticas diferentes, por meio de oficinas oferecidas com o suporte do Programa Mais Educação. Optou-se por um estudo de caso, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado com questões fechadas e abertas, aplicado aos professores e funcionários da escola, em busca de levantar a percepção dos mesmos sobre a trajetória das práticas diferenciadas realizadas, ao longo do tempo, na escola. Os trabalhos das oficinas desenvolvidas, de banda e capoeira, extrapolaram os limites da escola, pois possibilitou apresentações em alguns eventos na cidade, o que promoveu o nome da escola e acabou por transformar, positivamente, sua inserção na comunidade, além de elevar a autoestima de alunos e funcionários, promover desenvolvimento integral dos educandos e favorecer o estreitamento de relações interpessoais. Conforme a percepção dos pesquisados, as atividades realizadas melhoraram as relações sociais extraclasse e abriram uma nova perspectiva de superação das desigualdades sociais.-
Formato: dc.format1 arquivo (25 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPobreza-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de sustentaçao de renda-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia educacional-
Título: dc.titleSuperação das desigualdades sociais num contexto de pobreza por meio do Programa Mais Educação : o relato de uma experiência-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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