O papel do coordenador pedagógico e o combate à violência na escola

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Autor(es): dc.contributorGonçalves, Camila Siqueira Gouvêa Acosta-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorLima, Rosane Araujo da Rosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:10:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:10:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53688-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53688-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Ms Camila Siqueira Gouvêa A Costa Gonçalves-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo tem como objeto de estudo, a violência no âmbito escolar, abordando conceitos, fatores causadores de violência, e as formas que se apresentam na escola. O objetivo da pesquisa é analisar na literatura o papel do pedagogo no combate à violência na escola. O estudo justifica-se por constatar a violência que atualmente ocorre nas escolas sendo motivo de discussões entre os educadores e pesquisadores da temática. Entre os pesquisadores selecionados para conceituar e definir violência no meio escolar buscou-se: (CHARLOT 2002), ABRAMOVAY (2003 e 2005) junto com outros autores que contribuíram com pesquisas da UNESCO, DEBARBIEUX E BLAYA (2002), GONÇALVES (2010). Para a compreensão do papel e ação pedagógica na intervenção e combate à violência, pesquisou-se FREIRE (1996), PRIOTTO e BONETTI (2008), e LIBÂNEO (2001) a legislação se deu pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional-LDB 9394/96. A metodologia realizou-se através do levantamento bibliográfico que propiciou o debate teórico com pesquisa em livros, no Google acadêmico, Scielo e Ambiente virtual de aprendizagem-AVA. A pesquisa propiciou um melhor entendimento da atuação do coordenador pedagógico no combate à violência, a formação e reciclagem dos profissionais, a abertura da escola para a promoção de projetos que incentivem a cultura e o esporte, a aceitação em considerar o educando como protagonista do conhecimento e diálogo.-
Formato: dc.format21 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectViolencia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Título: dc.titleO papel do coordenador pedagógico e o combate à violência na escola-
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