As vivências sociais e familiares dos discentes da Escola Municipal de Campo Olavo Bilac, em Sapopema/PR, que residem no Conjunto Renascer

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBraga, Ramon de Oliveira Bieco-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorSantin, Helida Fatima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:20:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:20:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53687-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53687-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Msc. Ramon O. Bieco Braga-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo aborda as vivências sociais e familiares de crianças residentes no Conjunto Renascer, em Sapopema/PR e suas influências no desempenho e comportamento escolar na Escola Municipal do Campo Olavo Bilac. Escolheu-se o Conjunto Renascer por este ser considerado o bairro com maior índice de evasão, abandono, mau comportamento e desempenho escolar, sendo também um dos bairros mais pobres do município. Para coleta de informações realizou-se pesquisa qualitativa, utilizando-se método indutivo, onde fez-se um recorte selecionando 7 alunos que mais apresentaram queixas pela escola. Foram aplicados questionários com perguntas semi-estruturadas aos referidos alunos e seus responsáveis. Constatou-se que nenhum membro das famílias entrevistadas passou do 6º ano do ensino fundamental, sendo que identificou-se adolescentes em idade escolar fora da escola, formando um ciclo intergeracional de difícil rompimento. Todos os entrevistados relataram já ter presenciado ou sofrido situações de violência na família e/ou no bairro como brigas, agressões físicas e/ou verbais, roubos, furtos, uso abusivo de álcool e uso de drogas ilícitas. Com a pesquisa, constatou-se a necessidade de ações conjuntas entre família, escola, comunidade e rede de proteção social a fim de trabalhar as realidades vividas por essas crianças, combatendo situações de violência e realizando ações de prevenção e orientação com as famílias e com a comunidade, buscando melhorar a qualidade de vida ddo público atendido.-
Formato: dc.format1 arquivo (22 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade e escola-
Palavras-chave: dc.subjectViolência - Aspectos sociais-
Título: dc.titleAs vivências sociais e familiares dos discentes da Escola Municipal de Campo Olavo Bilac, em Sapopema/PR, que residem no Conjunto Renascer-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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