
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Eggensperger, Klaus, 1957- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Autor(es): dc.creator | Willrich, Glauber Rezende Jacob | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:56:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:56:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53681 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53681 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Klaus Eggensperger | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 15/12/2017 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 167-170 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A ironia - mais do que mera figura de linguagem que diz o contrário do que se quer dizer - pode se mostrar uma ferramenta bastante útil para ser analisada no que concerne às formas de construções e arquitetura do texto literário. Considerando que, para além da mecânica da ironia que envolve um locutor irônico, um receptor que capta a ironia e também um contexto de enunciação compartilhado entre ambos; a ironia, de acordo com Hutcheon (2000), lança brechas, ou "arestas" ao receptor de modo que os efeitos de sentido nele provocados podem ser bastante diversos. Considerando também o papel do leitor (dentro do quadro teórico da estética da recepção) na construção de sentidos do texto literário (e mesmo sentido irônico), este trabalho propõe avaliar quais os efeitos de sentido que a ironia (ou ironias), presente no texto Memórias do Subsolo de Dostoiévski, provoca. Como hipótese, apontamos para o fato de que há uma aresta atacante e defensiva em jogo no texto, e que a ironia se liga ao conceito de polifonia e ao dialogismo proposto pelo extenso quadro teórico Bakhtin em relação à obra de Dostoiévski como forma de manter em equilíbrio posições divergentes e paradoxais ao mesmo tempo, ajudando assim na construção do texto literário. A ironia, neste caso, mais do que uma figura de linguagem, se torna estratégia de composição formal do texto literário, e estabelece jogos de sentidos no leitor enquanto forma de participação ativa na leitura. Palavras chave: Ironia. Narratologia. Estética da Recepção. | - |
| Descrição: dc.description | Résumé: L'ironie - plus qu'une figure de discours donc on dit le contraire de ce qui est signifié - peut être un outil utile pour analyser les formes de construction d'un texte littéraire. On considére que - au delá de la mécanique de l'ironie ce qui implique un annonceur ironique, un récepteur qui comprehend l'ironie et aussi un contexte d'énunciation partagée entre eux; l'ironie, selon Hutcheon (2000) lance des fissures ou des "arêtes" sur le récepteur de telle sorte que les effets de sens causé peuvent être très diverse. Considérant aussi le rôle du lecteur (dans le cadre théorique d'esthétique de réception) dans la construction de sens du texte litteraire (et aussi le sens ironique), ce travail propose d'avalier quels sont les effets du sens que provoque l'ironie présent dans Memóire du Souterrain de Dostoiévski. À tittre d'hypothese, nous soulignons le fait qu'il y a une "arête" qui attaque et qui défend dans le jeu du texte, et l'ironie est liée au concept de polyphonie et dialogisme proposée par Bakhtin comme un moyen de maintenir en équilibre des position divergentes et paradoxales en même temps, contribuant ainsi à la construction du texte littéraire. L'ironie, dans ce cas, plus qu'une figure de discours, devient une stratégie de composition formelle du texte littéraire et établit des jeux de sens dans lelectur comme une forme de participation active à la lecture. Mots-clés : L'ironie. Narratologie. Esthétique de réception. | - |
| Formato: dc.format | 170 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dostoiévski, Fiódor, 1821-1881 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura - História e crítica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ironia na literatura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura - Estética | - |
| Título: dc.title | Desdobramentos da ironia e dialogismo em Memórias do Subsolo de Dostoiévski | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: