Brasil : aspectos sobre pobreza, desigualdades sociais e educação

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Autor(es): dc.contributorRau, Maria Cristina Trois Dorneles-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorLeske, Gilson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:40:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:40:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53680-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53680-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profa. Ms. Maria Cristina Trois Dorneles Rau-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O artigo propõe refletir sobre aspectos da constituição da pobreza e paradigmas que permeiam o campo educacional, bem como, discutir a importância do Programa Bolsa Família (PBF) no enfrentamento e combate da pobreza e emancipação dos sujeitos. Estamos cientes que a pobreza é um complexo problema que permeia a sociedade brasileira, e tal, não será simplesmente solucionado por meio de programa de transferência de renda, no entanto, não podemos ignorar o fato do PBF ter angariado forma institucionalizada na garantia de direitos constitucionais. A pesquisa propõe problematizar os processos de (re)produção da pobreza, avançando sobre premências sociais que afrontam a dignidade humana, apontando a importância de romper com a lógica histórica instrumental no trato das múltiplas vivências que ecoam na vida dos estudantes, e carecem de enfoque pedagógico que desconstrua a visão corretiva e moralizadora da pobreza, a modo que vislumbrem no horizonte, a possibilidade de rompimento desse círculo vicioso. A pesquisa foi elaborada a partir da problematização de fontes bibliográficas.-
Formato: dc.format1 arquivo (18 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectExclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectPobreza-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleBrasil : aspectos sobre pobreza, desigualdades sociais e educação-
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