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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Haiduke, Ivonete Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Franz, Fernanda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:32:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:32:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53676 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53676 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Prof. Dra. Ivonete Ferreira Haiduke | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo visa responder o seguinte questionamento: O Programa Bolsa Família, na cidade de Boa Esperança do Iguaçu-PR proporciona meios para inserção/permanência dos beneficiários do Programa na Educação Escolar, para a Superação da Pobreza e Resgate da Cidadania? Para tanto, foi elaborada uma pesquisa exploratória bibliográfica, no intuito de conhecer de modo mais aprofundado por meio de livros, a realidade territorial de onde a cidade de Boa Esperança do Iguaçu está inserida, bem como, aspectos referentes ao Programa Bolsa Família, tendo a finalidade de confrontar essas informações para compreender a pobreza e possível superação desta condição, a cidadania e também a educação. Por conseguinte, para aprofundamento desta pesquisa foram realizadas entrevistas com uma amostra de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, estas tendo ciência que haveria utilização das informações prestadas em trabalho de cunho científico/acadêmico, buscando a veracidade/credibilidade de informações sobre aspectos que permeiam a temática em questão, visto transmitir ao leitor uma leitura real do cotidiano estudado. Assim, os embasamentos teóricos adotados dão vistas a situações reais e norteiam-se meio a colocação dos autores. Procura-se inicialmente apresentar o Programa Bolsa Família e suas condicionalidades, intrigando o leitor a desenvolver um olhar mais crítico com a finalidade de discussão sobre a interação dos beneficiários com o meio escolar, sua permanência no âmbito educacional, possíveis resultados positivos desta permanência, a quebra da situação de pobreza e miséria, a compreensão da influência do meio externo para educação, o aspecto social como indicador e influenciador no indivíduo quanto a frequência e participação na escola, discussões sobre conceito de pobreza como privação de capacidades, e um breve histórico das políticas sociais de distribuição de renda no Brasil. Posteriormente estas analises são trazidas para o contexto de Boa Esperança do Iguaçu, onde são trabalhados os resultados da pesquisa em confronto com as informações anteriormente discutidas, resultando diretamente nas respostas inicialmente objetivadas, que conclui que neste contexto o Programa Bolsa Família contribui diretamente para Educação, Superação da Pobreza e Resgate da Cidadania. | - |
Formato: dc.format | 1arquivo (20 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Frequência escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Título: dc.title | Educação, superação da pobreza e cidadania : um estudo com beneficiários do Programa Bolsa Família na cidade de Boa Esperança do Iguaçu-PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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