A contribuição do Programa Nacional de Assistência Estudantil no combate à evasão escolar no Instituto Federal do Paraná - Campus Telêmaco Borba

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Autor(es): dc.contributorFrança, Mônica de, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorKreczkiuski, Fernanda dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:29:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:29:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53675-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53675-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profa. Ma. Mônica de França-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A evasão escolar ainda é considerada um fenômeno difícil de ser identificado e combatido. Sabe-se que há muitos motivos que podem levar os estudantes a não permanecerem nas instituições de ensino e poucas são as políticas públicas efetivas no combate à evasão escolar no Brasil, assim como há escassez de pesquisas sobre esse tema. Diante disso, este artigo possui como escopo principal: analisar a contribuição do Programa Nacional de Assistência Estudantil no combate à evasão escolar no Instituto Federal do Paraná - Campus Telêmaco Borba. Para isso, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental a fim de obter conhecimento sobre a temática. Foram utilizados como referência, as publicações de Melo (1987), Neves (2007), Lüscher e Dore (2011), Araújo e Santos (2012), entre outros, que permitiram compreender que a evasão escolar pode ocorre por diversos fatores, sendo eles: individuais, familiares ou internos à instituição. Na educação profissional, a não permanência pode ocorrer também pela falta de orientação aos discentes a respeito da escolha profissional. Destaca-se ainda a necessidade de as instituições de ensino identificar precocemente situações com risco de evasão e proporem ações de prevenção. A metodologia é a qualitativa. Foram levantadas as evasões ocorridas na instituição desde o ano de 2012 até 2015. O ano analisado foi de 2015 por conter maior número absoluto de evadidos. A análise foi realizada em 29 questionários, respondidos pelos estudantes, a fim de identificar os motivos que os levaram a não permanecerem na instituição. Os dados dos questionários foram cruzados com os dados referentes aos programas da Assistência Estudantil ofertados no IFPR - Campus Telêmaco Borba. Como resultados principais, destaca-se que o ano de 2015 foi o que mais ocorreram situações de evasão, sendo a transferência externa o mais presente. Dentre os motivos, o que mais se apresentou foi a falta de identificação com o curso escolhido. Por fim, foi possível identificar que a taxa de evasão é maior entre os estudantes que não são contemplados com nenhuma bolsa e/ou auxílio, o que leva a concluir que o Programa Nacional de Assistência Estudantil contribui para a permanência escolar dos estudantes.-
Formato: dc.format1 arquivo ( 23 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes - Auxílio financeiro-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional-
Título: dc.titleA contribuição do Programa Nacional de Assistência Estudantil no combate à evasão escolar no Instituto Federal do Paraná - Campus Telêmaco Borba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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