Reflexões sobre a educação profissional no combate à desigualdade social : o papel do Instituto Federal

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Autor(es): dc.contributorCastex, Lilian Costa-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorTibério, Fabiana Francisco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:41:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:41:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53674-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53674-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof(a). Dr(a). Lilian Costa Castex-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Edeucação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho procura discutir as questões relacionadas ao programa Bolsa Família e as implicações educacionais no contexto dos Institutos Federais. Considerando o alto investimento em sua implantação, sua capilaridade territorial e sua missão de ser escola socialmente referenciada, o Instituto Federal constitui uma importante ação governamental na direção de romper com o ciclo de reprodução da pobreza, por meio da oferta de educação profissional e tecnológica, pública e de qualidade. Trata-se de uma política pública para a educação profissional, que se quer comprometida com o todo social, e que busca superar as limitações de uma educação centrada em indicadores de mão de obra para o mercado de trabalho, propondo novas possibilidades. O artigo apresenta os limites e as possibilidades desse modelo de Instituição de ensino, especificamente do Instituto Federal do Paraná. Os dados para esse estudo foram obtidos por meio da leitura e análise dos documentos que norteiam a implementação da política educacional, referentes ao crescimento do Instituto Federal e aos resultados que essa instituição vem apresentando nesses seus primeiros anos de atuação. Os autores que fundamentaram esse estudo foram Arroyo (2015); Frigotto (2010) e Ramos (2010), entre outros. A partir das investigações é possível inferir a educação profissional no Instituto Federal, como formação técnica aos estudantes, mas também como possibilidade de ingresso na educação superior. A educação profissional é entendida como possibilidade de subsidiar os estudantes à superação de fragilidades sociais e os Institutos Federais desempenham o papel educacional de fomentar a educação para uma sociedade mais igualitária.-
Formato: dc.format1 arquivo (19 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de sustentaçao de renda-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Título: dc.titleReflexões sobre a educação profissional no combate à desigualdade social : o papel do Instituto Federal-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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