Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Abreu, Diana Cristina de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Emerson Wanderli de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:10:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:10:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53672 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53672 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª. Drª Diana Cristina de Abreu | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Vivemos em nosso país com a invisibilidade da pobreza; ela é mascarada, e não nos importamos com o pobre. É um problema econômico, social e político. Como o governo está agindo a favor dessa enorme parte da população que vive na pobreza e extrema pobreza. A sociedade brasileira é moralista, pensam que todas as pessoas desse país têm as mesmas oportunidades, mas as famílias ricas das cidades são as mesmas de décadas atrás. Neste trabalho procuramos problematizar as causas da pobreza e da invisibilidade social da pobreza, destacando para além de uma visão moralista as desigualdades sociais, estão relacionadas a outros problemas como de origem social, política, econômica, racial e de gênero. Fazemos isso como base num referencial teórico do Curso de Especialização em Pobreza e Desigualdade, e em dados que sobre os beneficiários de programas sociais. Apesar de todas as dificuldades, esta pesquisa buscou apresentar dados estatísticos do Brasil e da cidade de Cascavel no estado do Paraná, utilizamos estudos e pesquisas com base nos dados SAGI/MDS (1992-2013) 1992 até 2013 e dados extraídos do CENSO para Brasil e Cascavel no ano de 2010, os dados analisados revelam que houve a diminuição da pobreza nos últimos anos no Brasil, isso, por outro lado também podemos concluir que um forte aliado na luta contra a pobreza e extrema pobreza no Brasil vem sendo o Programa Bolsa Família. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (27 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exclusão social | - |
Título: dc.title | Análise comparativa sobre a condição de pobreza da população brasileira e de Cascavel/PR com base nos dados SAGI/MDS (1992-2013) e censo 2010 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: