Pobreza e currículo no município de Miraselva : limites e possibilidades de uma complexa articulação

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Autor(es): dc.contributorMeira, Leticia Mara de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorMaetiasi, Elza Vieira da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:27:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:27:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53671-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53671-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Leticia Mara de Meira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo propõe, diante de uma realidade vivenciada, a reflexão sobre a pobreza no âmbito escolar e como é incorporada e articulada a vivencia e a constituição histórica da pobreza nos currículos. A concepção de conhecimento e de cultura sintetizada nos currículos, na maioria das vezes, está marcada por uma noção linear do tempo e do espaço, relacionada a uma tarefa principal: o progresso escolar. É necessário apropriar-se de uma cultura onde o conhecimento curricular reconstrói outros tempos, espaços e formas de trabalho com valores, esforços e superação, contribuindo assim, com expectativas e mudanças relacionadas à pobreza. O objetivo geral é realizar algumas indagações sobre a compreensão e avaliação em relação ao currículo e a pobreza no espaço escolar. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário junto a uma amostra de profissionais que atuam nas escolas municipais do Município de Miraselva/PR. Entende-se, a partir dos resultados desta pesquisa, que o currículo se constitui em uma construção coletiva, tarefa principal em um processo de escolarização, que promove a reflexão sobre determinantes estruturais a partir de diferentes visões sobre as práticas educacionais e o pensamento pedagógico. É preciso construir mudanças curriculares para que se cumpra o papel social e político da escolarização, promovendo o conhecimento sobre os determinantes da pobreza e dos direitos das pessoas empobrecidas.-
Formato: dc.format1 arquivo (19 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectPobreza-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia educacional-
Título: dc.titlePobreza e currículo no município de Miraselva : limites e possibilidades de uma complexa articulação-
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