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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Meira, Leticia Mara de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Autor(es): dc.creator | Gobetti, Elizangela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:05:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:05:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53669 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53669 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Letícia Mara de Meira | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo investiga a importância da educação em tempo integral para os alunos que pertencem ao Programa Bolsa Família, no município de Cornélio Procópio-PR. Esta modalidade de ensino é assegurada por um currículo constituído pela Base Nacional Comum, complementado pela parte diversificada conforme expresso na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9394/96 em seu artigo 26, onde expressa que as atividades curriculares possibilitarão a articulação dos conhecimentos escolares assegurando a contextualização dos mesmos e promovendo uma aprendizagem significativa, que garanta a formação do aluno em sua integralidade, considerando suas múltiplas dimensões e necessidades educativas. O objetivo da educação em tempo integral é proporcionar ao aluno maior tempo de permanência na escola, pois a jornada de estudos é de no mínimo 08 (oito) horas diárias, sendo ofertadas atividades diferenciadas, que transcendem a sala de aula, por profissionais qualificados, aumentando o rendimento escolar e reduzindo a exposição destes a riscos sociais. No ano de 2008 iniciou, como projeto especial, o atendimento em tempo integral no município de Cornélio Procópio, já com a indicação de que o Ensino Fundamental fosse ministrado progressivamente em tempo integral, ampliando a jornada escolar e a organização curricular com a oferta de atividades complementares no período vespertino. Em 2011 foi sancionada e promulgada a Lei nº 726/11 que instituiu na Rede Municipal de Ensino do Município de Cornélio Procópio - Paraná a "Escola em Tempo Integral" nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em 15 (quinze) escolas municipais, sendo 09 (nove) que ofertam a educação integral e 06 (seis) que não possuem esta oferta. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário com o intuito de observar se realmente há uma importância significativa da educação integral para o rendimento escolar, nutrição e convívio social dos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família no município de Cornélio Procópio/PR. Através desta pesquisa foi possível perceber que as escolas em tempo integral propiciam um ambiente favorável à aprendizagem, devido o maior tempo de permanência do aluno no âmbito escolar e o acesso a alimentação adequada, além das atividades de reforço escolar, tarefa orientada, atividades práticas e recreação. Foi possível perceber que entre todas as escolas municipais, somente unidades que ofertam educação integral conseguiram atingir a meta de rendimento estipulada pelo governo federal. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (19 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação integral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rendimento escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | - |
| Título: dc.title | A importância da educação em tempo integral para o rendimento escolar dos alunos pertencentes ao Programa Bolsa Família no município de Cornélio Procópio - PR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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