A importância da educação em tempo integral para o rendimento escolar dos alunos pertencentes ao Programa Bolsa Família no município de Cornélio Procópio - PR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMeira, Leticia Mara de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorGobetti, Elizangela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:05:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:05:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53669-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53669-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Letícia Mara de Meira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo investiga a importância da educação em tempo integral para os alunos que pertencem ao Programa Bolsa Família, no município de Cornélio Procópio-PR. Esta modalidade de ensino é assegurada por um currículo constituído pela Base Nacional Comum, complementado pela parte diversificada conforme expresso na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9394/96 em seu artigo 26, onde expressa que as atividades curriculares possibilitarão a articulação dos conhecimentos escolares assegurando a contextualização dos mesmos e promovendo uma aprendizagem significativa, que garanta a formação do aluno em sua integralidade, considerando suas múltiplas dimensões e necessidades educativas. O objetivo da educação em tempo integral é proporcionar ao aluno maior tempo de permanência na escola, pois a jornada de estudos é de no mínimo 08 (oito) horas diárias, sendo ofertadas atividades diferenciadas, que transcendem a sala de aula, por profissionais qualificados, aumentando o rendimento escolar e reduzindo a exposição destes a riscos sociais. No ano de 2008 iniciou, como projeto especial, o atendimento em tempo integral no município de Cornélio Procópio, já com a indicação de que o Ensino Fundamental fosse ministrado progressivamente em tempo integral, ampliando a jornada escolar e a organização curricular com a oferta de atividades complementares no período vespertino. Em 2011 foi sancionada e promulgada a Lei nº 726/11 que instituiu na Rede Municipal de Ensino do Município de Cornélio Procópio - Paraná a "Escola em Tempo Integral" nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em 15 (quinze) escolas municipais, sendo 09 (nove) que ofertam a educação integral e 06 (seis) que não possuem esta oferta. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário com o intuito de observar se realmente há uma importância significativa da educação integral para o rendimento escolar, nutrição e convívio social dos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família no município de Cornélio Procópio/PR. Através desta pesquisa foi possível perceber que as escolas em tempo integral propiciam um ambiente favorável à aprendizagem, devido o maior tempo de permanência do aluno no âmbito escolar e o acesso a alimentação adequada, além das atividades de reforço escolar, tarefa orientada, atividades práticas e recreação. Foi possível perceber que entre todas as escolas municipais, somente unidades que ofertam educação integral conseguiram atingir a meta de rendimento estipulada pelo governo federal.-
Formato: dc.format1 arquivo (19 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação integral-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento escolar-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de sustentaçao de renda-
Título: dc.titleA importância da educação em tempo integral para o rendimento escolar dos alunos pertencentes ao Programa Bolsa Família no município de Cornélio Procópio - PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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