Avaliação : formação ou punição?

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Autor(es): dc.contributorFerraz, Jokasta Pires Vieira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorAbreu, Rodrigo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:44:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:44:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53667-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53667-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profa. Jokasta Pires Vieira Ferraz-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A avaliação é um tema que ainda merece estudo dentro dos estabelecimentos de ensino. Partindo dessa afirmação procura-se demonstrar nesse artigo uma breve reflexão sobre Avaliação, Projeto Político Pedagógico, e também, analisar a concepção de avaliação dos professores de 4º e 5º anos da Escola Municipal Ensinando e Aprendendo2 da cidade de Arapongas. O objetivo do artigo é compreender a concepção de avaliação dos professores e se os mesmos estabelecem suas práticas de avaliação da aprendizagem como um processo que viabiliza situações de aprendizagens significativas onde os alunos demonstrão o que podem e sabem fazer, juntamente com o que é proposto no Projeto Político Pedagógico da escola. No intuito de responder e atingir o objetivo do presente artigo realizou-se uma pesquisa de campo contendo 6 questões e revisão bibliográfica sobre o tema, a fim de identificar o pensamento dos professores em relação a avaliação, além de averiguar se os mesmos utilizavam a avaliação como um método de promover ou punir os alunos. Essas questões serão analisadas no corpo do trabalho, com a contribuição das idéias de diversos autores como: Júlia Falivene Alves, Jussara Hoffmann, Celso Vasconcelos, Carlos Cipriano Luckesi, e outros, que tratam das abordagens de educação e avaliação historicamente situadas, serão apresentados em capítulos a Revisão Bibliográfica, a Análise das entrevistas, e a Conclusão do trabalho. Breviamente conclui-se que a avaliação é muito mais do que apenas atribuir notas e conceitos aos alunos. Ela deve ser sinônimo de uma ação ética democrática, comprometida com a construção do conhecimento e do desenvolvimento das capacidades e habilidades dos estudantes, exigindo do professor portanto formação, preparo técnico e responsabilidade. A avaliação ocorre no começo no meio e ao final de uma aula, módulo.-
Formato: dc.format22 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Título: dc.titleAvaliação : formação ou punição?-
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